Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27517
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EulerBrennequerDosSantosAlves_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)205,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Quebrada vive : um cursinho onde as pretas e os pretos são as chaves que abrem os portões
Autor(es): Alves, Euler Brennequer dos Santos
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
Educação popular
Estudantes negros
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 11-Mai-2021
Referência: ALVES, Euler Brennequer dos Santos. Quebrada vive: um cursinho onde as pretas e os pretos são as chaves que abrem os portões. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: “Quebrada Vive” foi o nome dado ao Cursinho popular que teve por objetivo planejar e executar atividades pedagógicas intencionalmente tecidas para a problematização da realidade brasileira, local, regional, nacional, enfocando temas de interesse dos/as estudantes e também do nosso interesse, relacionados às desigualdades sociais e educacionais, especificamente da população negra, com o objetivo de oportunizar ressignificações do nosso olhar para o potencial protagonista de estudantes que não estão na estrutura escolar. O projeto surgiu após o Governo Federal Brasileiro lançar o ENCCEJA- Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A metodologia que fundamentou este processo interventivo foi a qualitativa com delineamento de pesquisa-ação e o delineamento que permitiu a construção de dados quanto à análise do Projeto, objetivo deste trabalho, foi a narrativa. O corpus da pesquisa foi composto pelo diário de campo do pesquisador e pelas narrativas construídas pelos participantes do cursinho, um total de 8 adolescentes e jovens. Foi feita análise temática dialógica que resultou em dois temas complexos: Ação e Coletividade. Os resultados da análise demonstraram que o cursinho se fundamentou nos pressupostos da educação popular, o que permitiu considerar a dialogicidade e, também, oportunidades de ensino e aprendizagem que resultaram na aprovação de todos/as os/as participantes no ENCCEJA e, mais que isso, a formação de identidades cidadãs. Palavras-chave: educação popular, ENCCEJA, juventude negra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.