Título: | Quebrada vive : um cursinho onde as pretas e os pretos são as chaves que abrem os portões |
Autor(es): | Alves, Euler Brennequer dos Santos |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) Educação popular Estudantes negros |
Data de apresentação: | Nov-2018 |
Data de publicação: | 11-Mai-2021 |
Referência: | ALVES, Euler Brennequer dos Santos. Quebrada vive: um cursinho onde as pretas e os pretos são as chaves que abrem os portões. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018. |
Resumo: | “Quebrada Vive” foi o nome dado ao Cursinho popular que teve por objetivo planejar e
executar atividades pedagógicas intencionalmente tecidas para a problematização da realidade
brasileira, local, regional, nacional, enfocando temas de interesse dos/as estudantes e também do
nosso interesse, relacionados às desigualdades sociais e educacionais, especificamente da
população negra, com o objetivo de oportunizar ressignificações do nosso olhar para o potencial
protagonista de estudantes que não estão na estrutura escolar. O projeto surgiu após o Governo
Federal Brasileiro lançar o ENCCEJA- Exame Nacional para Certificação de Competências de
Jovens e Adultos. A metodologia que fundamentou este processo interventivo foi a qualitativa com
delineamento de pesquisa-ação e o delineamento que permitiu a construção de dados quanto à
análise do Projeto, objetivo deste trabalho, foi a narrativa. O corpus da pesquisa foi composto pelo
diário de campo do pesquisador e pelas narrativas construídas pelos participantes do cursinho, um
total de 8 adolescentes e jovens. Foi feita análise temática dialógica que resultou em dois temas
complexos: Ação e Coletividade. Os resultados da análise demonstraram que o cursinho se
fundamentou nos pressupostos da educação popular, o que permitiu considerar a dialogicidade e,
também, oportunidades de ensino e aprendizagem que resultaram na aprovação de todos/as os/as
participantes no ENCCEJA e, mais que isso, a formação de identidades cidadãs.
Palavras-chave: educação popular, ENCCEJA, juventude negra. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.