Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CeciliaBorgesDaSilva_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)767,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos professores acerca do uso de jogos no ensino de ciências naturais nas séries finais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Cecília Borges da
Orientador(es): Carrijo Cordova, Bianca
Assunto: Jogos educativos
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 11-Mai-2021
Referência: SILVA, Cecília Borges da. Percepção dos professores acerca do uso de jogos no ensino de ciências naturais nas séries finais do ensino fundamental. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: Diante das diversas metodologias utilizadas pelos professores nas salas de aula, o jogo didático caracteriza-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Em função disso essa pesquisa buscou investigar a percepção dos professores acerca do uso de jogos no ensino de ciências naturais nas series finais do ensino fundamental. O estudo teve caráter qualitativo, e foi desenvolvido por meio de uma entrevista semiestruturada com 12 questões iniciais. As entrevistas foram realizadas com dois professores de ciências de duas escolas públicas, da Cidade de Planaltina-DF. Os resultados conseguidos revelam que vai depender muito da disposição do professor para trabalhar com jogos. Foi possível identificar que a partir do momento em que o professor tem a vontade de inovar em suas aulas, o lúdico pode ser utilizado com materiais que a escola dispõe ou até mesmo utilizando sua criatividade. Espera-se que os professores percebam a importância do lúdico na aprendizagem e busquem utilizar-se, cada vez mais, de métodos e práticas inovadoras em sua sala de aula.
Abstract: Faced with the different methodologies used by teachers in classrooms, the didactic game is characterized as an important and viable alternative to assist in the student's teaching-learning process. Therefore, this research sought to investigate the teachers' perception about the use of games in the teaching of natural sciences in the final series of elementary school. The study was qualitative, and was developed through a semi-structured interview with 12 initial questions. The interviews were conducted with two science teachers from two public schools, from the City of Planaltina-DF. The results show that it will depend very much on the teacher's willingness to work with games. It was possible to identify that from the moment the teacher has the will to innovate in their classes, the playful can be used with materials that the school has or even using their creativity. Teachers are expected to realize the importance of playfulness in learning and to seek to use more and more innovative methods and practices in their classroom.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.