Resumo: | O mote prevalente deste trabalho consistiu na produção de um vídeo que contasse a história do universo, utilizando como referência a sua escala evolutiva espaçotemporal. Além da produção do vídeo, foi feita uma discussão acerca da estrutura organizacional do universo através da hierarquia composta pelos pares de níveis de organização, acerca do conhecimento, fazendo uma comparação do modelo de organização proposto pelo presente trabalho e o modelo de sistematização de informações proposto pelo currículo de ciências dos PCNs. Para a construção do vídeo-piloto foi utilizado a plataforma de edição de vídeos Adobe Premiere Pro CC, e o processo contou com cerca de 106 itens, dentre vídeos, simulações, imagens e músicas, e aproximadamente 201 etapas de edição, como recortes, adição de efeitos, transições, filtros, entre outros. Em síntese, percebeu-se o vídeo produzido como um recurso didático em potencial no ensino de ciências, visto que o vídeo procura abarcar as áreas do conhecimento científico de forma a auxiliar na ação do educador de ciências, conduzindo-o a adentrar na história do universo de forma atrativa e dinâmica, seguindo a linha cronológica e espacial do cosmos. O vídeo também possui flexibilidade de capacidades, haja vista poder ser utilizado de diferentes formas de acordo com a vontade e necessidade do educador. Acredita-se também que a experiência de produção do vídeo acrescenta benefícios para a atuação do educador que se interessar pela prática, visto ser uma forma de produção do seu próprio recurso didático, onde a ferramenta de edição possibilita ao docente a capacidade de desenvolver habilidades e competências, de acordo com seus objetivos, tais como síntese de informações, produção de conhecimento de forma atrativa, motivadora, e que desperta o interesse dos educandos, com autonomia suficiente para proporcionar aos estudantes um recurso com qualidade gráfica e informacional, tendo em conta que ele é o produtor do material. |