Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RenataCarolinaDeAndradeSouza_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vídeo cosmos : uma viagem pela evolução do universo
Autor(es): Souza, Renata Carolina de Andrade
Orientador(es): Furtado, Danilo Arruda
Assunto: Universo
Ciências - estudo e ensino
Cosmogonia
Data de apresentação: Nov-2017
Data de publicação: 11-Mai-2021
Referência: SOUZA, Renata Carolina de Andrade. Vídeo cosmos: uma viagem pela evolução do universo. 2017. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O mote prevalente deste trabalho consistiu na produção de um vídeo que contasse a história do universo, utilizando como referência a sua escala evolutiva espaçotemporal. Além da produção do vídeo, foi feita uma discussão acerca da estrutura organizacional do universo através da hierarquia composta pelos pares de níveis de organização, acerca do conhecimento, fazendo uma comparação do modelo de organização proposto pelo presente trabalho e o modelo de sistematização de informações proposto pelo currículo de ciências dos PCNs. Para a construção do vídeo-piloto foi utilizado a plataforma de edição de vídeos Adobe Premiere Pro CC, e o processo contou com cerca de 106 itens, dentre vídeos, simulações, imagens e músicas, e aproximadamente 201 etapas de edição, como recortes, adição de efeitos, transições, filtros, entre outros. Em síntese, percebeu-se o vídeo produzido como um recurso didático em potencial no ensino de ciências, visto que o vídeo procura abarcar as áreas do conhecimento científico de forma a auxiliar na ação do educador de ciências, conduzindo-o a adentrar na história do universo de forma atrativa e dinâmica, seguindo a linha cronológica e espacial do cosmos. O vídeo também possui flexibilidade de capacidades, haja vista poder ser utilizado de diferentes formas de acordo com a vontade e necessidade do educador. Acredita-se também que a experiência de produção do vídeo acrescenta benefícios para a atuação do educador que se interessar pela prática, visto ser uma forma de produção do seu próprio recurso didático, onde a ferramenta de edição possibilita ao docente a capacidade de desenvolver habilidades e competências, de acordo com seus objetivos, tais como síntese de informações, produção de conhecimento de forma atrativa, motivadora, e que desperta o interesse dos educandos, com autonomia suficiente para proporcionar aos estudantes um recurso com qualidade gráfica e informacional, tendo em conta que ele é o produtor do material.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.