Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FelipeGutembergTeixeira_tcc.pdf544,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governos de coalizão no DF : a experiência do governo Rollemberg (2015-2018)
Autor(es): Teixeira, Felipe Gutemberg
Orientador(es): Fleischer, David Verge
Assunto: Coligações partidárias
Governo do Distrito Federal (GDF)
Partidos políticos
Representação política
Aliança política
Liderança parlamentar
Data de apresentação: 9-Ago-2019
Data de publicação: 11-Mai-2021
Referência: TEIXEIRA, Felipe Gutemberg. Governos de coalizão no DF: a experiência do governo Rollemberg (2015-2018). 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a composição do gabinete do governo Rodrigo Rollemberg, eleito governador do Distrito Federal com mandato de 2015 a 2018. Buscou-se levantar dados acerca da formação e estrutura partidária de seu gabinete, de forma a verificar se houve compatibilidade e proporcionalidade entre o apoio de sua coligação e a recompensa aos partidos que a integravam. Processo semelhante foi desenvolvido no tocante a partidos que ingressaram no governo a posteriori, na formação da coalizão do governo. Verificou-se que só há uma correlação significativa entre apoio e recompensa quando verificamos a presença dos partido na Câmara Legislativa e a quantidade de Administrações Regionais colocadas sob o comando destes.
Abstract: This work presents an analisys on the composition of the GDF under the term of Rodrigo Rollemberg (2015-2018). It aimed to collect data about the constitution and the sctructure of his cabinet, as means to verify if it compatibility and proporcionatlity between the support of his electoral allies and the rewards to them. A similar process was used in regards to parties that arrived at a later time in the government, in the formation of the government coalition. It was verified a strong correlation between suport and reward when the presence of a given party and the quantity of "Administrações Regionais" under the control of the given party is used as a parameter.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.