Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2748
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MuriloDantasBarreto.pdf381,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A efetividade dos processos do ITIL : estudo de caso em instituição financeira
Autor(es): Barreto, Murilo Dantas
Orientador(es): Santos, Rildo Ribeiro dos
Assunto: Serviços de informação
Gerenciamento de serviços
Governança corporativa
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: BARRETO, Murilo Dantas. A efetividade dos processos do ITIL: estudo de caso em instituição financeira. 2010. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A complexidade dos ambientes de TI, e a dependência das empresas desses ambientes para a realização dos seus negócios, fez com que os gestores buscassem por alternativas seguras para a gestão dos serviços de TI. Neste contexto, os processos da biblioteca ITIL mostram-se um guia das melhores práticas do mercado para suprir esta necessidade, com processos para a gestão de serviços que auxiliam a realização de negócios da empresa. Esta pesquisa investiga os resultados positivos e negativos advindos da implantação dos processos do ITIL em uma grande instituição financeira, que possui um dos maiores parques tecnológicos do mundo e, desta forma apresenta um imenso desafio na sua gestão, dado a grande heterogeneidade e complexidade de ambientes. O processo de pesquisa foi auxiliado pela metodologia SCAMPI e os resultados da análise da implantação mostraram-se largamente positivos, com ganhos não apenas relativos a execução organizada dos serviços, mas também com a valorização das pessoas, sendo identificados, porém, alguns processos que ainda não alcançaram a sua implantação plena.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2748
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons