Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
dc.contributor.author | Santana, Myllene Alves Jordão | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Myllene Alves Jordão. Construindo a aprendizagem da docência de música: um estudo com narrativas de um professor de música do IFB-CSAM. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo a minha aprendizagem da
docência em diálogo com um professor de música de educação básica e que fez parte da
minha formação no processo de Estágio Supervisionado em Música. Escolhi retomar esse
campo empírico para fazer uma entrevista narrativa com esse professor a fim de ampliar
conhecimentos sobre a docência de música em escolas de educação básica. Tomei como
objetivo compreender como se constrói o docente, como ele dá forma às suas experiências e a
relação dele com a formação musical de alunos, na perspectiva de um professor de música do
ensino médio. Os conceitos que fundamentaram este trabalho são da docência de música e
aprendizagem da docência. A metodologia utilizada baseia-se na Pesquisa (Auto)biográfica
com fontes escritas oriundas da dissertação de mestrado desse professor e fontes orais obtidas
em uma entrevista narrativa. Neste caso, os resultados apontaram que a aprendizagem da
docência pode ser previamente antecipada quando o sujeito da formação se abre para o
diálogo com a literatura em consonância com a prática e observação das aulas no estágio
supervisionado, se formando com aquilo que o docente de música da escola conta como faz e
o que fez para agir desse ou daquele modo. Assim, foi possível refletir no meu memorial
formativo a minha própria trajetória do aprendizado da docência de música que vem
ocorrendo com minhas ações formativas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música e juventude | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.title | Construindo a aprendizagem da docência de música : um estudo com narrativas de um professor de música do IFB-CSAM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T18:03:15Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T18:03:15Z | - |
dc.date.submitted | 2020-10-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27474 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|