Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mello, Gabriela Zamignan de Andrade | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Cayque de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Cayque de Oliveira. Elementos de autenticidade no turismo de experiência: uma análise do Guia Garupa Brasil Autêntico. 2020. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em face do consumo de experiências no turismo, este estudo colabora com o reconhecimento
dos elementos de autenticidade no turismo de experiência, expandindo o saber sobre a oferta
desse nicho e suas implicações. Nesse sentido, no objetivo geral do trabalho buscou-se
expandir o saber sobre os elementos essenciais de autenticidade no turismo de experiência, a
partir da iniciativa Garupa. Por meio de uma análise da organização do Guia Garupa do Brasil
Autêntico, buscou-se em caráter de estudo de caso, verificar como os atuais exemplos de
experiências autênticas no país trabalham os elementos e critérios que formam a experiência
autêntica no turismo. Em uma abordagem qualitativa e com caráter exploratório, uma
pesquisa bibliográfica agrupou as inferências sobre experiência e autenticidade aplicada ao
turismo. Como resultado, quadros indutivos foram elaborados, consolidando um quadro
referência que concretiza uma proposta inicial para elementos-chave da autenticidade de
experiências no turismo: Originalidade, Experiência como produto, Sustentabilidade,
Imersão/Valorização cultural, Educação/Aprendizagem, Acompanhamento profissional,
Temporalidade e Turismo de Base Comunitária (TBC). Assim, os elementos essenciais e
critérios são destacados, revelando a formação de experiências inovadoras, que qualificam a
oferta do setor. Levando-se em consideração esses aspectos, ações que considerem
experiências autênticas podem ser mais bem aproveitadas no âmbito do planejamento
estratégico atual, trazendo um desenvolvimento local fortalecido. Por fim, exemplos de
projetos que estão em conformidade com experiências genuínas, englobam benefícios a
diversos segmentos do turismo, observando as mais variadas transformações sociais,
inovações e tendências do turismo atualmente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo - aspectos econômicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo de aventura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guias de turismo | pt_BR |
dc.title | Elementos de autenticidade no turismo de experiência : uma análise do Guia Garupa Brasil Autêntico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T17:51:39Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T17:51:39Z | - |
dc.date.submitted | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27472 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the face of the consumption of experiences in tourism, this study collaborates with the
recognition of the elements of authenticity in experience tourism, expanding the knowledge
about the offer of this niche and its implications. In this sense, the general objective of the
work was to expand knowledge about the essential elements of authenticity in experience
tourism, based on the Garupa initiative. Through an analysis of the organization of the Guia
Garupa do Brasil Autêntico, it was sought, as a case study, to verify how the current examples
of authentic experiences in the country work the elements and criteria that form the authentic
experience in tourism. In a qualitative and exploratory approach, a bibliographic research
grouped the inferences about experience and authenticity applied to tourism. As a result,
inductive frameworks were developed, consolidating a reference framework that materializes
an initial proposal for key elements of the authenticity of experiences in tourism: Originality,
Experience as a product, Sustainability, Cultural Immersion / Valorization, Education /
Learning, Professional accompaniment, Temporality and Community Based Tourism (TBC).
Thus, the essential elements and criteria are highlighted, revealing the formation of innovative
experiences, which qualify the sector's offer. Taking these aspects into account, actions that
consider authentic experiences can be better used in the context of current strategic planning,
bringing about a strengthened local development. Finally, examples of projects that are in line
with genuine experiences, encompass benefits to various segments of tourism, observing the
most varied social transformations, innovations and trends in tourism today. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Turismo
|