Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CayqueDeOliveiraCardoso_tcc.pdf1,94 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMello, Gabriela Zamignan de Andrade-
dc.contributor.authorCardoso, Cayque de Oliveira-
dc.identifier.citationCARDOSO, Cayque de Oliveira. Elementos de autenticidade no turismo de experiência: uma análise do Guia Garupa Brasil Autêntico. 2020. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEm face do consumo de experiências no turismo, este estudo colabora com o reconhecimento dos elementos de autenticidade no turismo de experiência, expandindo o saber sobre a oferta desse nicho e suas implicações. Nesse sentido, no objetivo geral do trabalho buscou-se expandir o saber sobre os elementos essenciais de autenticidade no turismo de experiência, a partir da iniciativa Garupa. Por meio de uma análise da organização do Guia Garupa do Brasil Autêntico, buscou-se em caráter de estudo de caso, verificar como os atuais exemplos de experiências autênticas no país trabalham os elementos e critérios que formam a experiência autêntica no turismo. Em uma abordagem qualitativa e com caráter exploratório, uma pesquisa bibliográfica agrupou as inferências sobre experiência e autenticidade aplicada ao turismo. Como resultado, quadros indutivos foram elaborados, consolidando um quadro referência que concretiza uma proposta inicial para elementos-chave da autenticidade de experiências no turismo: Originalidade, Experiência como produto, Sustentabilidade, Imersão/Valorização cultural, Educação/Aprendizagem, Acompanhamento profissional, Temporalidade e Turismo de Base Comunitária (TBC). Assim, os elementos essenciais e critérios são destacados, revelando a formação de experiências inovadoras, que qualificam a oferta do setor. Levando-se em consideração esses aspectos, ações que considerem experiências autênticas podem ser mais bem aproveitadas no âmbito do planejamento estratégico atual, trazendo um desenvolvimento local fortalecido. Por fim, exemplos de projetos que estão em conformidade com experiências genuínas, englobam benefícios a diversos segmentos do turismo, observando as mais variadas transformações sociais, inovações e tendências do turismo atualmente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - aspectos econômicospt_BR
dc.subject.keywordTurismo de aventurapt_BR
dc.subject.keywordTurismo sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordGuias de turismopt_BR
dc.titleElementos de autenticidade no turismo de experiência : uma análise do Guia Garupa Brasil Autênticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T17:51:39Z-
dc.date.available2021-05-10T17:51:39Z-
dc.date.submitted2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27472-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In the face of the consumption of experiences in tourism, this study collaborates with the recognition of the elements of authenticity in experience tourism, expanding the knowledge about the offer of this niche and its implications. In this sense, the general objective of the work was to expand knowledge about the essential elements of authenticity in experience tourism, based on the Garupa initiative. Through an analysis of the organization of the Guia Garupa do Brasil Autêntico, it was sought, as a case study, to verify how the current examples of authentic experiences in the country work the elements and criteria that form the authentic experience in tourism. In a qualitative and exploratory approach, a bibliographic research grouped the inferences about experience and authenticity applied to tourism. As a result, inductive frameworks were developed, consolidating a reference framework that materializes an initial proposal for key elements of the authenticity of experiences in tourism: Originality, Experience as a product, Sustainability, Cultural Immersion / Valorization, Education / Learning, Professional accompaniment, Temporality and Community Based Tourism (TBC). Thus, the essential elements and criteria are highlighted, revealing the formation of innovative experiences, which qualify the sector's offer. Taking these aspects into account, actions that consider authentic experiences can be better used in the context of current strategic planning, bringing about a strengthened local development. Finally, examples of projects that are in line with genuine experiences, encompass benefits to various segments of tourism, observing the most varied social transformations, innovations and trends in tourism today.pt_BR
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.