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2019_LuizFelipeFerreiraGoncalvesBrito_tcc.pdf508,15 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorYoung, Adrian Nicolas Albala-
dc.contributor.authorBrito, Luíz Felipe Ferreira Gonçalves-
dc.identifier.citationBRITO, Luíz Felipe Ferreira Gonçalves. O Senado Federal e as medidas provisórias: como o regime de tramitação pode enfraquecer o bicameralismo. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, as medidas provisórias são instrumentos constitucionais que simbolizam o poder legislativo mais importante do Presidente da República por terem força de lei no ato de sua publicação. Devido a uma alteração constitucional no regime das medidas em 2001, a Câmara dos Deputados passou a ter controle nos prazos, sendo facultado poucos dias de vigência para que o Senado pudesse analisar as medidas provisórias e exercer de forma efetiva seu papel revisor. O estudo ora apresentado objetiva entender em que proporção essa falta de autonomia na deliberação de medidas provisórias impactou o papel institucional de revisão da Câmara Alta brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMedida provisóriapt_BR
dc.subject.keywordPresidencialismopt_BR
dc.subject.keywordSenado Federalpt_BR
dc.subject.keywordLegislaçãopt_BR
dc.subject.keywordPoder Executivopt_BR
dc.subject.keywordProcesso legislativopt_BR
dc.titleO Senado Federal e as medidas provisórias : como o regime de tramitação pode enfraquecer o bicameralismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T12:55:04Z-
dc.date.available2021-05-10T12:55:04Z-
dc.date.submitted2019-07-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27460-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1In Brazil, Provisional Measures are constitutional instruments that symbolize the most important legislative power of the President of the Republic because they have the force of law at the time of their publication. Due to a constitutional change in the MPs regime in 2001, the Chamber of Deputies began to have control within the deadlines, with a few days in force so that the Senate could analyze the Provisional Measures and act effectively in its reviewing role. This study aims to understand to what extent this lack of autonomy in the deliberation of the MPs has impacted the institutional review role of the Brazilian Upper House.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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