Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2746
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JoseGeraldoAraujoCaldas.pdf293,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégia DRS – desenvolvimento regional sustentável : a experiência no município de Paracatu MG
Autor(es): Caldas, José Geraldo Araújo
Orientador(es): Oliveira, Marta Eliza de
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: CALDAS, José Geraldo Araújo. Estratégia DRS – desenvolvimento regional sustentável: a experiência no município de Paracatu MG. 2010. 29 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar os impactos da implantação da estratégia DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável, no município de Paracatu, em Minas Gerais. A estratégia proposta pelo Banco do Brasil, a partir de 2003, procura articular diversos atores sociais para apoiar e fortalecer uma determinada cadeia produtiva, no caso em estudo, a cadeia produtiva do leite. Os conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Corporativa são fundamentais para o embasamento teórico da discussão apresentada. A partir de uma articulação envolvendo os pequenos produtores, a COOPERVAP - Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu, a Prefeitura Municipal, sindicatos rurais e EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, foi elaborado um plano de negócios prevendo objetivos a serem alcançados e respectivas ações necessárias. As entrevistas realizadas retrataram em que medida estes objetivos foram alcançados, e o que mudou na dia a dia dos pequenos produtores envolvidos. Para isto, foi utilizado o método exploratório com abordagem qualitativa, tendo sido estabelecido um roteiro para aplicação das entrevistas individuais. Constatou-se no presente trabalho, a possibilidade de se combinar os interesses negociais da empresa com ações que efetivamente tenham impactos socioambientais. Não obstante as limitações e deficiências da experiência em questão ficou demonstrado os seus efeitos positivos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2746
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons