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Título: Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
Autor(es): Castro, Mateus Rodrigues
Orientador(es): Young, Adrian Nicolas Albala
Assunto: Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Mobilidade urbana
Políticas públicas
Transporte individual
Data de apresentação: 12-Ago-2019
Data de publicação: 7-Mai-2021
Referência: CASTRO, Mateus Rodrigues. Ofensiva como tática para regulamentação favorável: o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: É necessário aplicar conceitos da Ciência Política na análise social, para que possamos desenvolver o campo de estudo. O caso Uber no Rio de Janeiro e em São Paulo nos garante mais um laboratório para o entendimento de serviços que lutam contra regulamentações ruins que poderiam interferir no seu negócio. Esse processo perpassa por conhecimento de Policy Diffusion, por mobilização de sociedade civil, tomada de agenda e bom processo de relações públicas da empresa. O recente processo de regulamentação dos transportes por aplicativo no Brasil consegue abranger todos esses temas, além de servir como um bom modelo para serviços novos que compitam com os já existentes de garantirem sucesso em uma regulamentação positiva. Além do mais, entender o tempo em que são dadas as escolhas, nos ajuda a entender o processo por inteiro. O impacto urbano das empresas de transporte individual de passageiros foi imediato, instantâneo e de avaliação positiva para a sociedade. Combina-se isso com conturbações administrativas e políticas, como foi a Copa do Mundo de 2014, é possível garantir uma mudança irreversível na mobilidade municipal.
Abstract: It is necessary to apply notions of Political Science at social analyze, so we can improve the study area. The case of Uber in Rio de Janeiro and São Paulo allow us one more laboratory to understand the conflict of enterprises that fight against bad regulations. This process passes through Policy Diffusion knowledge, civil society mobilization, agenda setting and good public affairs of company. The recent process of regulation of apps transportations in Brazil can reach all of these themes, further of being a good model to new companies, whom will compete with already settled players. Furthermore, understand the timing of choices it’s important to understand the hole process. The impact of private individual motorists was immediate, instantaneous and well evaluated by users. This impact combined with administration and political disturbance, as was the Soccer World Cup of 2014, it’s possible to guarantee an irreversible change of citizens mobility.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
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