Título: | Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo |
Autor(es): | Castro, Mateus Rodrigues |
Orientador(es): | Young, Adrian Nicolas Albala |
Assunto: | Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) Rio de Janeiro (RJ) São Paulo (SP) Mobilidade urbana Políticas públicas Transporte individual |
Data de apresentação: | 12-Ago-2019 |
Data de publicação: | 7-Mai-2021 |
Referência: | CASTRO, Mateus Rodrigues. Ofensiva como tática para regulamentação favorável: o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | É necessário aplicar conceitos da Ciência Política na análise social, para que possamos
desenvolver o campo de estudo. O caso Uber no Rio de Janeiro e em São Paulo nos
garante mais um laboratório para o entendimento de serviços que lutam contra
regulamentações ruins que poderiam interferir no seu negócio. Esse processo perpassa
por conhecimento de Policy Diffusion, por mobilização de sociedade civil, tomada de
agenda e bom processo de relações públicas da empresa. O recente processo de
regulamentação dos transportes por aplicativo no Brasil consegue abranger todos esses
temas, além de servir como um bom modelo para serviços novos que compitam com os
já existentes de garantirem sucesso em uma regulamentação positiva. Além do mais,
entender o tempo em que são dadas as escolhas, nos ajuda a entender o processo por
inteiro. O impacto urbano das empresas de transporte individual de passageiros foi
imediato, instantâneo e de avaliação positiva para a sociedade. Combina-se isso com
conturbações administrativas e políticas, como foi a Copa do Mundo de 2014, é possível
garantir uma mudança irreversível na mobilidade municipal. |
Abstract: | It is necessary to apply notions of Political Science at social analyze, so we can improve
the study area. The case of Uber in Rio de Janeiro and São Paulo allow us one more
laboratory to understand the conflict of enterprises that fight against bad regulations. This
process passes through Policy Diffusion knowledge, civil society mobilization, agenda
setting and good public affairs of company. The recent process of regulation of apps
transportations in Brazil can reach all of these themes, further of being a good model to
new companies, whom will compete with already settled players. Furthermore, understand
the timing of choices it’s important to understand the hole process. The impact of private
individual motorists was immediate, instantaneous and well evaluated by users. This
impact combined with administration and political disturbance, as was the Soccer World
Cup of 2014, it’s possible to guarantee an irreversible change of citizens mobility. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.