Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MayrlaMacenaCarvalhoDeMenezes_tcc.pdf390,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência do cenário político no comportamento eleitoral : o caso das eleições de 2018 no Brasil
Autor(es): Menezes, Mayrla a Macena Carvalho de
Orientador(es): Rodrigues, Frederico Bertholini Santos
Assunto: Eleições
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Eleitores - comportamento
Conservadorismo
Voto
Direita (Ciência política)
Data de apresentação: 31-Jul-2019
Data de publicação: 7-Mai-2021
Referência: MENEZES, Mayrla a Macena Carvalho de. Influência do cenário político no comportamento eleitoral: o caso das eleições de 2018 no Brasil. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o cenário político brasileiro de 2018, em um contexto no qual um candidato de direita e conservador foi eleito presidente da República após mais de uma década com o Partido dos Trabalhadores (PT) no poder, a fim de verificar se esse fenômeno traduz um realinhamento ideológico da população brasileira. Por meio do Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB) e do Brazilian Legislative Survey (BLS), foi possível analisar o comportamento do eleitor e dos parlamentares nas legislaturas de 2010, 2014 e 2018, mais especificamente suas preferências ideológicas e níveis de conservadorismo e como estes influenciam na escolha do voto. Os dados mostraram um eleitorado com baixa identificação ideológica e altamente conservador, com o nível de conservadorismo explicando mais o voto e o comportamento do eleitor que o auto posicionamento ideológico. Portanto, não se pode afirmar que há uma onda conservadora no Brasil, mas sim que a eleição de Jair Bolsonaro significa que houve uma oferta para um público que já existia em um eleitorado que se mostrou altamente conservador.
Abstract: This paper aimed to analyze the Brazilian political scenario of 2018, in a context in which a conservative rightwing candidate was elected president of the Republic after more than a decade with the ruling Partido dos Trabalhadores (PT) in power, in order to verify this phenomenon an ideological realignment of the Brazilian population. Through the Brazilian Electoral Study (ESEB) and the Brazilian Legislative Survey (BLS), it was possible to analyze the behavior of voters and parliamentarians in the 2010, 2014 and 2018 legislatures, more specifically their ideological preferences and levels of conservatism and how they influence in choosing the vote. The data showed a lowly ideological identification and highly conservative electorate, with the level of conservatism explaining voting and behavior rather than ideological self-positioning. Therefore, it cannot be said that there is a conservative wave in Brazil, but rather that the election of Jair Bolsonaro means that there was an offer to an public that already existed in a highly conservative electorate.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.