Título: | Racismo institucional no âmbito da formação acadêmico-profissional : desafios para o curso de Serviço Social |
Autor(es): | Alves, Leonardo Dias |
Orientador(es): | Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira |
Assunto: | Racismo Questão racial Serviço social - estudo e ensino Negros - condições sociais Serviço Social - Universidade de Brasília (UnB) Formação profissional |
Data de apresentação: | 12-Dez-2017 |
Data de publicação: | 7-Mai-2021 |
Referência: | ALVES, Leonardo Dias. Racismo institucional no âmbito da formação acadêmico-profissional: desafios para o curso de Serviço Social. 2017. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esse trabalho tem por objetivo analisar de qual forma o racismo institucional tem sido
debatido no âmbito da formação acadêmico profissional do curso de Serviço Social na
Universidade de Brasília – UnB. Para tanto, foi utilizada a perspectiva histórico-estrutural
como método de análise, que foi organizada da seguinte maneira: 1. A historicidade da
institucionalização do racismo, pois o racismo institucional tem origem no período
colonial, sendo alicerçado por mecanismos legais, tais como a Lei de Terras, de 1850, e
Abolição do regime escravocrata, em 1888. 2. A relação do Serviço Social com os
Movimentos Negros na década de 1980, apresentando o atendimento prestado pelas/os
assistentes sociais para a população negra. 3. A possibilidade da formação profissional em
Serviço Social proporcionar o combate ao racismo institucional. Analisamos alguns
elementos do regime escravocrata para verificar a institucionalização histórica do racismo,
através de um breve resgate histórico, tais como o tráfico negreiro, a Lei de Bill Aberdeen
de 1845, a Lei Eusébio de Queiroz de 1850, a Lei de Terras de 1850 e a Lei Aurea de
1888. Analisamos produções a cerca da temática etnicorracial que retratam o cenário do
Serviço Social e dos Movimentos Negros na década de 1980. E finalizamos com análise
do Projeto Pedagógico Profissional do curso de Serviço Social na Universidade de Brasília
– UnB. A análise revelou que as disciplinas que foram distribuídas no Núcleo de
Fundamentos da Formação Sócio-histórica da Sociedade Brasileira não fazem menção a
temática etnicorracial, e que a única disciplina que explicitamente faz menção é optativa e
conciliada com a temática de gênero, comprovando que a temática etnicorracial não tem
no momento importância suficiente para ocupar uma matéria própria, e muito menos uma
matéria de status obrigatório. Evidenciamos a necessidade da introdução do debate
etnicorracial no currículo pleno do curso de Serviço Social da UnB, para oferecer uma
formação profissional capaz de combater o racismo institucional. |
Abstract: | This study aims to analyze how institutional racism has been debated within the scope of the
professional academic training of the Social Work course at the University of Brasília - UnB.
For this, the historical-structural perspective was used as a method of analysis, which was
organized as follows: 1. The historicity of the institutionalization of racism, since institutional
racism originated in the colonial period, being supported by legal mechanisms such as Land
Law, 1850, and Abolition of the slave regime, in 1888. 2. The relationship of Social Service
with Black Movements in the 1980s, presenting the assistance provided by social workers to
the black population. 3. The possibility of vocational training in Social Work provides the
fight against institutional racism. We analyze some elements of the slave regime to verify the
historical institutionalization of racism, through a brief historical rescue, such as the slave
trade, Bill Aberdeen Bill of 1845, Law Eusébio de Queiroz of 1850, Land Law of 1850 and
the Aurea Law of 1888. We analyze productions about the ethno-racial theme that depict the
scenario of Social Service and Black Movements in the 1980s. And we conclude with an
analysis of the Professional Pedagogical Project of the Social Work course at the University
of Brasília - UnB. The analysis revealed that the disciplines that were distributed in the Center
of Socio-historical Formation of the Brazilian Society do not mention ethnoracial subjects,
and that the only discipline that explicitly mentions is optional and reconciled with the gender
theme, proving that the ethnoracial subject matter does not at the moment have sufficient
importance to occupy a matter of its own, let alone a matter of mandatory status. We show the
need to introduce the ethno-racial debate in the full curriculum of the UnB Social Service
course, to offer professional training capable of combating institutional racism. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017. |
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