Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeonardoDiasAlves_tcc.pdf881,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Racismo institucional no âmbito da formação acadêmico-profissional : desafios para o curso de Serviço Social
Autor(es): Alves, Leonardo Dias
Orientador(es): Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira
Assunto: Racismo
Questão racial
Serviço social - estudo e ensino
Negros - condições sociais
Serviço Social - Universidade de Brasília (UnB)
Formação profissional
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 7-Mai-2021
Referência: ALVES, Leonardo Dias. Racismo institucional no âmbito da formação acadêmico-profissional: desafios para o curso de Serviço Social. 2017. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo analisar de qual forma o racismo institucional tem sido debatido no âmbito da formação acadêmico profissional do curso de Serviço Social na Universidade de Brasília – UnB. Para tanto, foi utilizada a perspectiva histórico-estrutural como método de análise, que foi organizada da seguinte maneira: 1. A historicidade da institucionalização do racismo, pois o racismo institucional tem origem no período colonial, sendo alicerçado por mecanismos legais, tais como a Lei de Terras, de 1850, e Abolição do regime escravocrata, em 1888. 2. A relação do Serviço Social com os Movimentos Negros na década de 1980, apresentando o atendimento prestado pelas/os assistentes sociais para a população negra. 3. A possibilidade da formação profissional em Serviço Social proporcionar o combate ao racismo institucional. Analisamos alguns elementos do regime escravocrata para verificar a institucionalização histórica do racismo, através de um breve resgate histórico, tais como o tráfico negreiro, a Lei de Bill Aberdeen de 1845, a Lei Eusébio de Queiroz de 1850, a Lei de Terras de 1850 e a Lei Aurea de 1888. Analisamos produções a cerca da temática etnicorracial que retratam o cenário do Serviço Social e dos Movimentos Negros na década de 1980. E finalizamos com análise do Projeto Pedagógico Profissional do curso de Serviço Social na Universidade de Brasília – UnB. A análise revelou que as disciplinas que foram distribuídas no Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio-histórica da Sociedade Brasileira não fazem menção a temática etnicorracial, e que a única disciplina que explicitamente faz menção é optativa e conciliada com a temática de gênero, comprovando que a temática etnicorracial não tem no momento importância suficiente para ocupar uma matéria própria, e muito menos uma matéria de status obrigatório. Evidenciamos a necessidade da introdução do debate etnicorracial no currículo pleno do curso de Serviço Social da UnB, para oferecer uma formação profissional capaz de combater o racismo institucional.
Abstract: This study aims to analyze how institutional racism has been debated within the scope of the professional academic training of the Social Work course at the University of Brasília - UnB. For this, the historical-structural perspective was used as a method of analysis, which was organized as follows: 1. The historicity of the institutionalization of racism, since institutional racism originated in the colonial period, being supported by legal mechanisms such as Land Law, 1850, and Abolition of the slave regime, in 1888. 2. The relationship of Social Service with Black Movements in the 1980s, presenting the assistance provided by social workers to the black population. 3. The possibility of vocational training in Social Work provides the fight against institutional racism. We analyze some elements of the slave regime to verify the historical institutionalization of racism, through a brief historical rescue, such as the slave trade, Bill Aberdeen Bill of 1845, Law Eusébio de Queiroz of 1850, Land Law of 1850 and the Aurea Law of 1888. We analyze productions about the ethno-racial theme that depict the scenario of Social Service and Black Movements in the 1980s. And we conclude with an analysis of the Professional Pedagogical Project of the Social Work course at the University of Brasília - UnB. The analysis revealed that the disciplines that were distributed in the Center of Socio-historical Formation of the Brazilian Society do not mention ethnoracial subjects, and that the only discipline that explicitly mentions is optional and reconciled with the gender theme, proving that the ethnoracial subject matter does not at the moment have sufficient importance to occupy a matter of its own, let alone a matter of mandatory status. We show the need to introduce the ethno-racial debate in the full curriculum of the UnB Social Service course, to offer professional training capable of combating institutional racism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.