Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27442
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MairaMarquesPereira_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação profissional da/o assistente social e dimensões de gênero e raça
Autor(es): Pereira, Maíra Marques
Orientador(es): Pereira, Lucélia Luiz
Assunto: Desigualdade social
Gênero - desigualdade
Assistência social
Assistentes sociais - formação profissional
Racismo
Serviço social
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: PEREIRA, Maíra Marques. Formação profissional da/o assistente social e dimensões de gênero e raça. 2017. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As desigualdades de gênero, raça e classe são estruturantes na sociedade capitalista e legitimados por argumentos racistas, machistas e sexistas que estão presentes na atuação profissional do Serviço Social assim como na sociedade. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo Analisar os currículos e projetos pedagógicos dos cursos de serviço social de dez universidades brasileiras (duas de cada região) buscando verificar de que forma as dimensões de gênero e raça estão presentes na formação dos/as assistentes sociais. Para tal, construiu o presente trabalho composto por: discussão sobre racialização e política de embranquecimento no processo histórico do Brasil, a resistência dos negros no Brasil e alguns caminhos já percorridos em prol da igualdade racial. 2. análise das relações de gênero e raça e o movimento feminista que abarca as demandas das mulheres negras. 3. Mapeamento e análise do Currículo Comum e o Projeto Profissional do Curso de Serviço Social trazendo a discussão sobre a necessidade da descolonização do saber. Adotou-se como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental composta por dez Currículos e dez Projetos Pedagógicos. Como principais resultados destaca-se A presença de 24 disciplinas nas dez Universidades Federais analisadas que abordam os temas de raça e gênero, sendo que 18 delas são optativas. Do total de disciplinas apenas 7 tem centralidade apenas na dimensão racial e 8 tem centralidade apenas na dimensão de gênero. Verificou-se que as dimensões de gênero e raça são abordadas de forma limitada na formação Profissional do Serviço Social contribuindo com a falta de qualificação profissional dos assistentes sociais para lidar com as desigualdades raciais e de gênero que são tão estruturantes quanto as desigualdades de classes na sociedade capitalista.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.