Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/27442
Título: | Formação profissional da/o assistente social e dimensões de gênero e raça |
Autor(es): | Pereira, Maíra Marques |
Orientador(es): | Pereira, Lucélia Luiz |
Assunto: | Desigualdade social Gênero - desigualdade Assistência social Assistentes sociais - formação profissional Racismo Serviço social |
Data de apresentação: | 5-Dez-2017 |
Data de publicação: | 6-Mai-2021 |
Referência: | PEREIRA, Maíra Marques. Formação profissional da/o assistente social e dimensões de gênero e raça. 2017. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | As desigualdades de gênero, raça e classe são estruturantes na sociedade capitalista e
legitimados por argumentos racistas, machistas e sexistas que estão presentes na atuação
profissional do Serviço Social assim como na sociedade. Assim sendo, o presente estudo tem
como objetivo Analisar os currículos e projetos pedagógicos dos cursos de serviço social de dez
universidades brasileiras (duas de cada região) buscando verificar de que forma as dimensões de
gênero e raça estão presentes na formação dos/as assistentes sociais. Para tal, construiu o
presente trabalho composto por: discussão sobre racialização e política de embranquecimento
no processo histórico do Brasil, a resistência dos negros no Brasil e alguns caminhos já
percorridos em prol da igualdade racial. 2. análise das relações de gênero e raça e o movimento
feminista que abarca as demandas das mulheres negras. 3. Mapeamento e análise do Currículo
Comum e o Projeto Profissional do Curso de Serviço Social trazendo a discussão sobre a
necessidade da descolonização do saber. Adotou-se como procedimento metodológico a análise
bibliográfica e documental composta por dez Currículos e dez Projetos Pedagógicos. Como
principais resultados destaca-se A presença de 24 disciplinas nas dez Universidades Federais
analisadas que abordam os temas de raça e gênero, sendo que 18 delas são optativas. Do total de
disciplinas apenas 7 tem centralidade apenas na dimensão racial e 8 tem centralidade apenas na
dimensão de gênero. Verificou-se que as dimensões de gênero e raça são abordadas de forma
limitada na formação Profissional do Serviço Social contribuindo com a falta de qualificação
profissional dos assistentes sociais para lidar com as desigualdades raciais e de gênero que são
tão estruturantes quanto as desigualdades de classes na sociedade capitalista. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.