Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27429
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielaDoAmaralFarina_tcc.pdf317,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogando cores no Congresso Nacional : a relação entre ativistas LGBTI e o Poder Legislativo Federal
Autor(es): Farina, Gabriela do Amaral
Orientador(es): Abers, Rebecca Neaera
Assunto: Congresso Nacional
LGBTQIAP+
Advocacy
Movimentos sociais
Ativismo
Partidos políticos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: FARINA, Gabriela do Amaral. Jogando cores no Congresso Nacional: a relação entre ativistas LGBTI e o Poder Legislativo Federal. 2019. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O estudo tem por objetivo compreender a atuação de ativistas em prol de direitos LGBTI no Congresso Nacional diante do crescimento da representação do conservadorismo e fundamentalismo religioso no legislativo federal, principalmente. Depois de quase uma década de boas relações com o poder executivo, durante o governo do ex-presidente Lula (2003-2011), as oportunidades políticas para o movimento começaram a se fechar com a eleição da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2010. Sua eleição trouxe, como novidade, a ampliação da base conservadora do governo, extremamente distante ideologicamente do partido eleito. Dessa forma, uma das estratégias utilizadas pelos parlamentares conservadores membros da coalizão era, justamente, usar de pautas de diversidade sexual e de gênero, por exemplo, como moeda de troca para apoiar os projetos do governo no Congresso Nacional. Depois do impeachment da presidente, o Congresso não tem ficado mais “liberal” em suas pautas de costume, muito pelo contrário, está cada vez mais conservador.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.