Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27423
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JudsonMullerOliveiraEspindula_tcc.pdf670,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Federalismo e imigração : estudo de caso da imigração venezuelana a Roraima. Análise de como o federalismo brasileiro tem trabalhado para dar suporte ao estado para alocação dos imigrantes
Autor(es): Espindula, Judson Müller Oliveira
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Federalismo
Imigração
Venezuela - relações exteriores
Roraima (RR)
Organização política
Relações intergovernamentais
Descentralização administrativa
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 5-Mai-2021
Referência: ESPINDULA, Judson Müller Oliveira. Federalismo e imigração: estudo de caso da imigração venezuelana a Roraima. Análise de como o federalismo brasileiro tem trabalhado para dar suporte ao estado para alocação dos imigrantes. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetiva essa monografia analisar como o arranjo federalista brasileiro em conjunto com seus entes federados tem trabalhado para encontrar soluções para os problemas encontrados no estado de Roraima, estes, gerados devido ao alto número de imigrantes venezuelanos que por causa da crise econômica vivida neste país, deflagrou um movimento de imigração na região Norte sem precedentes. Como metodologia, a monografia se utiliza da estrutura narrativa de Michel Barzelay. Assim, para subsidiar essa estrutura, foi feito um levantamento de ações tomadas pela; esfera federal em conjunto com a estadual para compreender melhor como é o relacionamento de um ente estadual com o ente federal sempre levando em conta apenas o quesito migratório. O levantamento proposto é necessário para responder à pergunta de pesquisa desta monografia: Como o arranjo federalista brasileiro vem atuando para resolver o problema da imigração em Roraima? Após análise dos dados apresentados, este trabalho conclui que o arranjo federalista brasileiro tende a deixar nas mãos da União o poder de tomada de decisão para apresentação e execução de planos capazes de resolver o problema de superlotação de imigrantes no estado de Roraima.
Abstract: The objective of this monograph is to analyze how the Brazilian federalist arrangement, together with its federated entities, has been working to find solutions to the problems encountered in the state of Roraima: an immigration movement in the unprecedented northern region. As a methodology, the monograph uses Michel Barzelay's narrative structure, thus, to subsidize this structure, a survey of actions taken by federal sphere in conjunction with the state to better understand the relationship between the state entity and the federal entity, always considering only the migratory aspect. Such a survey is necessary to answer the research question of this monograph: How has the Brazilian federalist arrangement been working to solve the immigration problem in Roraima? After analyzing the datas presented, this paper concludes that the Brazilian federalist arrangement tends to leave to the Union the decision-making power to present and execute plans capable of solving the problem of overcrowding of immigrants in the state of Roraima.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.