Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27408
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrunaBlos_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Severidade da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) em cultivares de soja, na presença e ausência de fungicidas
Autor(es): Blos, Bruna
Orientador(es): Carmona, Ricardo
Coorientador(es): Tormen, Nédio Rodrigo
Assunto: Soja - cultivo
Soja - doenças e pragas
Fungicidas
Produtividade agrícola
Data de apresentação: Ago-2019
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: BLOS, Bruna. Severidade da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) em cultivares de soja, na presença e ausência de fungicidas. 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) é uma doença de difícil controle e que se encontra disseminada na maioria das regiões sojícolas do Brasil. Assim, objetivou-se com essa pesquisa avaliar a tolerância de cultivares de soja de ciclo curto, médio e tardio à ferrugem-asiática e seu desempenho agronômico, na região de Planaltina-DF na safra 2018/19, na presença e ausência de fungicidas. O experimento foi implantado em Latossolo Vermelho Distrófico, cultivado em sistema de semeadura direta sobre palhada de milheto. O delineamento experimental utilizado foi em faixas com parcelas subdivididas. O tratamento de parte aérea representaram as parcelas e as cultivares representaram as subparcelas. Nas parcelas foram testadas ausência e presença de fungicidas e nas subparcelas, 41 cultivares de soja. As parcelas foram compostas por 5 linhas de soja de 6 m de comprimento, com espaçamento de 50 cm entre linhas (2,5m x 6 m = 15 m²). As subparcelas foram compostas por 5 linhas de soja de 14 m de comprimento, com espaçamento de 50 cm entre linhas (2,5 m x 14m = 35 m²). A área útil para a realização das avaliações e colheita foi de 4 m de comprimento por 1,5 m. Foram avaliadas severidade da ferrugem-asiática em R6, área abaixo da curva de progresso da doença, produtividade, peso de mil grãos, altura da planta e inserção da primeira vagem e total de vagens e grãos por planta. Verificou-se variabilidade entre as Cultivares avaliadas quanto à tolerância à ferrugem-asiática. As cultivares TMG7063IPRO, 97R50IPRO, TMG 2378IPRO, M7110IPRO, ST 797 IPRO, M5917IPRO, TMG7067IPRO, TEC 7022IPRO, 83HO113 TP IPRO e TMG1180RR, TMG1264RR, AS3680IPRO e BRS7980 foram caracterizadas como tolerantes à ferrugem-asiática, pelo fato de as produtividades na ausência e presença da doença não apresentarem diferenças significativas. A aplicação de fungicida foi eficiente na redução da severidade da ferrugem-asiática e na área abaixo da curva de progresso da doença, porém este controle variou de acordo com a cultivar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.