Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DalilaMendesSilva_tcc.pdf460,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação da danificação mecânica em sementes de milho híbrido originadas de colheitas a granel e em espiga e ao longo da classificação de peneiras
Autor(es): Silva, Dalila Mendes
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Coorientador(es): Silva, Karine Noronha
Mendonça, Maria Thereza de
Assunto: Milho - cultivo
Milho - sementes - qualidade
Sementes - qualidade
Data de apresentação: Dez-2019
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: SILVA, Dalila Mendes. Comparação da danificação mecânica em sementes de milho híbrido originadas de colheitas a granel e em espiga e ao longo da classificação de peneiras. 2019. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os processos de beneficiamento realizados na produção de sementes de milho são responsáveis por diminuir a qualidade fisiológica das mesmas, devido as danificações mecânicas. O processo de classificação tem se mostrado um importante ponto quanto a danificação mecânica, desta forma, objetivou neste trabalho comparar a danificação mecânica em sementes de milho híbrido originadas de colheitas a granel e em espiga e ao longo da classificação de peneiras. Foram coletadas amostras das peneiras 16C, 16R, 20C e 20R, em nove pontos do beneficiamento. As sementes colhidas a granel e em espiga foram imersas em solução de Amaranth 5% por cinco minutos e posteriormente avaliadas com base na categorização de danificação em SDM, DML1, DML2, DMSS e DMSP. Concluiu-se que durante o beneficiamento das sementes de milho houve o aumento da incidência de danos mecânicos; as sementes originadas da colheita a granel apresentaram maior danificação severa profunda e as sementes colhidas em espigas apresentaram menor danificação severa profunda; o elevador e a classificadora por largura causaram maior danificação nas sementes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.