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dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorRocha, Maria Vitória Sousa-
dc.identifier.citationROCHA, Maria Vitória Sousa. O discurso do inimigo: análise do discurso político. 2019. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico de conclusão de curso de Ciência Política propõe-se analisar as estratégias de marketing e comunicação política do Presidente do Brasil, durante a campanha e o governo. A pergunta de pesquisa é: Existe semelhança/diferença nas estratégias de marketing e comunicação política e as estratégias usadas por líderes autoritários? Quais líderes? Quais discursos? Objetiva-se analisar as práticas discursivas e comunicacionais do Presidente, partindo-se do referencial teórico-metodológico de livros, artigos, documentos e referencial da análise do discurso. Para tanto, foram aplicados questionários estruturados a 215 estudantes dos Cursos de Comunicação e de Ciência Política, entre os dias 12 de setembro de 2019 a 20 de outubro de 2019. Também foi feita a análise do discurso proferido pelo presidente na Organização das Nações Unidas (ONU), em 24 de setembro de 2019. Os resultados obtidos com os questionários e análise do discurso indicam que existem semelhanças entre o discurso do atual presidente do Brasil e de líderes autoritários como Adolf Hitler, do ponto de vista da comunicação política. O presidente pode estar fazendo o uso das técnicas da propaganda nazista, criadas por Joseph Goebbels, a seu favor, apelando para a retórica do inimigo e simplificação, de temas relevantes, tais como ideologia ‘‘A lógica do inimigo’’ parece estar bastante presente nas falas do líder brasileiro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPropaganda políticapt_BR
dc.subject.keywordAnálise do discursopt_BR
dc.subject.keywordCampanha eleitoralpt_BR
dc.subject.keywordMarketing - estratégiaspt_BR
dc.subject.keywordComunicação na políticapt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordDiscurso políticopt_BR
dc.titleO discurso do inimigo : análise do discurso políticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-03T14:11:59Z-
dc.date.available2021-05-03T14:11:59Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27398-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monographic paper concluding the Political Science course aims to analyze the marketing and political communication strategies of the President of Brazil, during the campaign and the government. The research question is: Is there similarity / difference in marketing and political communication strategies and the strategies used by authoritarian leaders? What leaders? What speeches? The objective is to analyze the President's discursive and communicative practices, starting from the theoretical-methodological framework of books, articles, documents and the discourse analysis framework. For this purpose, structured questionnaires were applied to 215 students of the Communication and Political Science Courses, from September 12, 2019 to October 20, 2019. An analysis was also made of the speech given by the president to the United Nations (September 24, 2019. The results obtained from the questionnaires and discourse analysis indicate that there are similarities between the discourse of the current president of Brazil and authoritarian leaders like Adolf Hitler, from the point of view of political communication. The president may be making use of Nazi propaganda techniques, created by Joseph Goebbels, in his favor, appealing to the enemy's rhetoric and simplification, on relevant topics such as '' The logic of the enemy '' ideology seems to be quite present in the speeches of the Brazilian leader.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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