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Título: A Lei de Acesso à Informação como forma de participação e controle social
Autor(es): Oliveira, Alinne Barros de
Orientador(es): Nascimento, Leandro Rodrigues do
Assunto: Accountability
Lei de Acesso à Informação
Controle social
Acesso à informação
Transparência pública
Estado democrático de direito
Participação social
Data de apresentação: 17-Jul-2019
Data de publicação: 30-Abr-2021
Referência: OLIVEIRA, Alinne Barros de. A Lei de Acesso à Informação como forma de participação e controle social. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa preocupou-se em abordar as características essenciais dos conceitos de transparência e controle social como formas de participação cidadã no processo de consolidação de um regime democrático participativo. Para tanto, procurou-se entender a construção do Estado Democrático de Direito no Brasil, analisando primeiro a concepção moderna de Estado, passando então pela compreensão das atribuições de um regime político baseado no ideal da Democracia, deles sendo a inserção do indivíduo na esfera pública, ou seja, o direito à participação social. Pretendeu-se entender melhor essa situação à luz da Lei de Acesso à Informação (LAI), que expressa o direito do cidadão brasileiro de acessar as informações previstas na Constituição Federal de 1988.Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a premissas básicas e fundamentais do conteúdo normativo da LAI que permite à sociedade civil aproximar-se das práticas governamentais do Estado brasileiro. Analisa-se como o uso da Lei de Acesso à Informação pode contribuir para aumentar o nível de engajamento político do indivíduo na esfera pública, e se o exercício do princípio da transparência e a atividade de controle social podem mitigar ou não a práticas de corrupção na administração pública. Somandose a esse objetivo de entender o papel fundamental do uso de tecnologias da informação, a mídia digital diante dessa situação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de revisão bibliográfica, também com caráter exploratório. Procuramos analisar os quarenta primeiros pedidos de informação feitos ao Ministério da Educação, a fim de compreender o conteúdo destes. Este ministério foi recortado de forma aleatória, e uma pequena amostra de quarenta pedidos de acesso no primeiro semestre de 2019 em fevereiro, a fim de verificar os conteúdos revelados, se eles estão alinhados com a participação e se revelam algum controle social (acesso à informação e participação).
Abstract: This research was concerned with addressing the essential characteristics of the concepts of transparency and social control as forms of citizen participation in the process of consolidating a participatory democratic regime. In order to do so, we sought to understand the construction of the Democratic State of Law in Brazil, analyzing first the modern conception of the State, passing then by the understanding of the attributions of a political regime based on the ideal of Democracy, of them being the insertion of the individual in the public sphere, that is, the right to social participation. It was intended to better understand this situation in light of the Law on Access to Information (LAI), which expresses the right of the Brazilian citizen to access the information provided in the Federal Constitution of 1988. Therefore, the present research aims to analyze the basic premises and the normative content of LAI that allows civil society to approach the governmental practices of the Brazilian State. It is analyzed how the use of the Law of Access to Information can contribute to increase the level of political engagement of the individual in the public sphere, and whether the exercise of the principle of transparency and the activity of social control may or may not mitigate corruption practices in the public sphere public administration. Adding to this goal of understanding the key role of the use of information technology, digital media facing this situation. It is a qualitative research, using the technique of bibliographic revision, also with an exploratory character. We seek to analyze the requests for information made to the Ministry of Education in order to understand the contents of these. This ministry was cut out randomly, and a small sample firsts of forty requests for access in the first half of 2019 in February, in order to verify the contents revealed, if they are aligned with the participation and are revealed some social control (access to information and participation).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2019.
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