Título: | A Lei de Acesso à Informação como forma de participação e controle social |
Autor(es): | Oliveira, Alinne Barros de |
Orientador(es): | Nascimento, Leandro Rodrigues do |
Assunto: | Accountability Lei de Acesso à Informação Controle social Acesso à informação Transparência pública Estado democrático de direito Participação social |
Data de apresentação: | 17-Jul-2019 |
Data de publicação: | 30-Abr-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Alinne Barros de. A Lei de Acesso à Informação como forma de participação e controle social. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa preocupou-se em abordar as características essenciais dos conceitos de
transparência e controle social como formas de participação cidadã no processo de
consolidação de um regime democrático participativo. Para tanto, procurou-se entender a
construção do Estado Democrático de Direito no Brasil, analisando primeiro a concepção
moderna de Estado, passando então pela compreensão das atribuições de um regime
político baseado no ideal da Democracia, deles sendo a inserção do indivíduo na esfera
pública, ou seja, o direito à participação social. Pretendeu-se entender melhor essa
situação à luz da Lei de Acesso à Informação (LAI), que expressa o direito do cidadão
brasileiro de acessar as informações previstas na Constituição Federal de 1988.Portanto,
a presente pesquisa tem como objetivo analisar a premissas básicas e fundamentais do
conteúdo normativo da LAI que permite à sociedade civil aproximar-se das práticas
governamentais do Estado brasileiro. Analisa-se como o uso da Lei de Acesso à
Informação pode contribuir para aumentar o nível de engajamento político do indivíduo
na esfera pública, e se o exercício do princípio da transparência e a atividade de controle
social podem mitigar ou não a práticas de corrupção na administração pública. Somandose a esse objetivo de entender o papel fundamental do uso de tecnologias da informação,
a mídia digital diante dessa situação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a
técnica de revisão bibliográfica, também com caráter exploratório. Procuramos analisar
os quarenta primeiros pedidos de informação feitos ao Ministério da Educação, a fim de
compreender o conteúdo destes. Este ministério foi recortado de forma aleatória, e uma
pequena amostra de quarenta pedidos de acesso no primeiro semestre de 2019 em
fevereiro, a fim de verificar os conteúdos revelados, se eles estão alinhados com a
participação e se revelam algum controle social (acesso à informação e participação). |
Abstract: | This research was concerned with addressing the essential characteristics of the concepts
of transparency and social control as forms of citizen participation in the process of
consolidating a participatory democratic regime. In order to do so, we sought to
understand the construction of the Democratic State of Law in Brazil, analyzing first the
modern conception of the State, passing then by the understanding of the attributions of
a political regime based on the ideal of Democracy, of them being the insertion of the
individual in the public sphere, that is, the right to social participation. It was intended to
better understand this situation in light of the Law on Access to Information (LAI), which
expresses the right of the Brazilian citizen to access the information provided in the
Federal Constitution of 1988. Therefore, the present research aims to analyze the basic
premises and the normative content of LAI that allows civil society to approach the
governmental practices of the Brazilian State. It is analyzed how the use of the Law of
Access to Information can contribute to increase the level of political engagement of the
individual in the public sphere, and whether the exercise of the principle of transparency
and the activity of social control may or may not mitigate corruption practices in the
public sphere public administration. Adding to this goal of understanding the key role of
the use of information technology, digital media facing this situation. It is a qualitative
research, using the technique of bibliographic revision, also with an exploratory character.
We seek to analyze the requests for information made to the Ministry of Education in
order to understand the contents of these. This ministry was cut out randomly, and a small
sample firsts of forty requests for access in the first half of 2019 in February, in order to
verify the contents revealed, if they are aligned with the participation and are revealed
some social control (access to information and participation). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.