Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | - |
dc.contributor.author | Silva, Jéssica de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica de Oliveira. Direito à educação: efetivação do acesso à creche no Distrito Federal. 2017. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso investiga a maneira em que se efetiva o
direito à educação infantil no DF a partir de 2015 até 2017. Após fazer uma revisão de
literatura sobre direito da criança e a sua relação com o direito da mulher e a educação como
um direito, é feita uma análise da demanda e da oferta de vagas em creche no Distrito Federal
com base nos dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, Censo Escolar e
decisões judiciais. Seguidamente apresentamos e analisamos as decisões do Tribunal de
Justiça do Distrito Federal e dos Territórios quanto aos argumentos utilizados pelos
responsáveis por crianças que entraram com uma ação de obrigação de fazer contra o Distrito
Federal, bem como as principais justificativas utilizadas pelo Estado para negar esse direito.
Para tanto, durante os meses de abril e maio de 2017 consultamos intensivamente a base de
processos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.Foi possível identificar
que a oferta de vagas em creches no Distrito Federal não corresponde à real demanda dos
moradores na região, e que apesar da legislação brasileira garantir o acesso à creche, o Estado
encontra respostas para negar esse direito quando ele é efetivamente pleiteado pelos
interessados, como por exemplo, a inexistência de obrigatoriedade legal e de vagas, violação
do princípio da isonomia e dos poderes, superlotação de salas e critérios socioeconômicos
para definição de prioridade às vagas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Distrito Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Creches | pt_BR |
dc.title | Direito à educação : efetivação do acesso à creche no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T14:34:34Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T14:34:34Z | - |
dc.date.submitted | 2017-06-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27360 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present final examination investigates the way in which the right to children's education
in the DF becomes effective from 2015 until 2017. After to make a review of literature on the
right of the child and its relation with the right of the woman and the education As a right, an
analysis of the demand and the offer of places in day care in the Federal District is made
based on data from the District Household Sample Survey, School Census and judicial
decisions. We then present and analyze the decisions of the Court of Federal District and
Territories regarding the arguments used by those responsible for children who filed an action
to make against the Federal District, as well as the main justifications used by the State to
deny this right . To do so, during the months of April and May 2017 we intensively consulted
the TJDFT process base. It was possible to identify that the offer of places in day care centers
in the Federal District does not correspond to the real demand of the residents in the region,
and that despite the Brazilian legislation guaranteeing access to daycare, the State finds
answers to deny this right when it is actually pleaded by the interested, Such as the absence of
legal and vacancies, violation of the principle of isonomy and powers, overcrowding of rooms
and socioeconomic criteria for the definition of vacancy priority. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|