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dc.contributor.advisorBiato, Emília Carvalho Leitão-
dc.contributor.authorLuzio, Juliana da Silva-
dc.identifier.citationLUZIO, Juliana da Silva. Perspectivas de educação em saúde bucal: possibilidade de criação na prevenção e enfrentamento do câncer. 2020. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractDiferentes perspectivas acerca dos processos educativos podem indicar maneiras de abordá-los, de estabelecer papéis a serem exercidos por educador e educando, bem como de tratar os modos de vida, que inclui a saúde e a doença. Assume-se que o profissional de saúde é um educador e essa função lhe permite contribuir efetivamente para a promoção da saúde dos indivíduos e populações. Este estudo teve, como objetivo, identificar e analisar, tanto em materiais educativos em saúde bucal, quanto nas vivências de usuários de um serviço odontológico em oncologia, elementos e características do trabalho educativo em saúde direcionado à prevenção e ao enfrentamento do câncer de boca. O método compôs-se de duas etapas não cronológicas e articuladas: a primeira etapa caracterizou-se pela análise de materiais educativos relacionados ao câncer bucal. A segunda etapa consistiu na escuta das narrativas dos usuários atendidos num serviço odontológico em oncologia. Utilizou-se o método otobiográfico para análise das narrativas, a partir da escuta das vivências dos usuários entrevistados. Tanto o material educativo quanto os dizeres dos pacientes podem ser tomados a partir das perspectivas que predominam nos processos educativos em saúde bucal, conforme destaca-se: Tecnicismo, Pragmatismo, Perspectiva histórico-cultural, Construtivismo e Filosofias da diferença. Observou-se modelos que reforçam uma relação assimétrica e autoritária entre profissionais e usuários, por isso a necessidade de pensar a prevenção e o enfrentamento do câncer de boca de forma inovadora e poética, por meio de uma linha de fuga às generalizações que massificam o conhecimento sobre saúde bucal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSaúde bucalpt_BR
dc.subject.keywordCâncer - prevençãopt_BR
dc.subject.keywordCâncer - tratamentopt_BR
dc.titlePerspectivas de educação em saúde bucal : possibilidades de criação na prevenção e enfrentamento do câncerpt_BR
dc.title.alternativePerspectives of oral health education : possibilities for creation in preventing and coping with cancerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-28T13:38:57Z-
dc.date.available2021-04-28T13:38:57Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27355-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1Different perspectives on educational processes can indicate ways of approaching them, defining educator and learner functions, as well as of treating lifestyles, which include health and illness. It is assumed that the health professional is an educator and this activity allows him to effectively contribute in health promotion. This study aims to identify and analyze, both in educational materials on oral health, and in experiences of users of a dental service in oncology, elements and characteristics of health education at preventing and coping with oral cancer. The method consists of two articulated and non-chronological stages: First stage is the analysis of educational materials related to oral cancer. The second stage consists of listening to patients narratives at a dental service in oncology. The otobiographic method was used to analyze the narratives, based on listening of participants experiences. Both educational material and statements were analyzed from the perspectives that predominate in the oral health educational processes, as we highlight: Technicism, Pragmatism, Historical-cultural perspective, Constructivism and Philosophy of difference. There is a need to think prevention and health promotion in an innovative and poetic way through a possible way free of generalizations that massify knowledge about oral health.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27355pt_BR
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