Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Biato, Emília Carvalho Leitão | - |
dc.contributor.author | Luzio, Juliana da Silva | - |
dc.identifier.citation | LUZIO, Juliana da Silva. Perspectivas de educação em saúde bucal: possibilidade de criação na prevenção e enfrentamento do câncer. 2020. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diferentes perspectivas acerca dos processos educativos podem
indicar maneiras de abordá-los, de estabelecer papéis a serem
exercidos por educador e educando, bem como de tratar os
modos de vida, que inclui a saúde e a doença. Assume-se que o
profissional de saúde é um educador e essa função lhe permite
contribuir efetivamente para a promoção da saúde dos indivíduos
e populações. Este estudo teve, como objetivo, identificar e
analisar, tanto em materiais educativos em saúde bucal, quanto
nas vivências de usuários de um serviço odontológico em
oncologia, elementos e características do trabalho educativo em
saúde direcionado à prevenção e ao enfrentamento do câncer de
boca. O método compôs-se de duas etapas não cronológicas e
articuladas: a primeira etapa caracterizou-se pela análise de
materiais educativos relacionados ao câncer bucal. A segunda
etapa consistiu na escuta das narrativas dos usuários atendidos
num serviço odontológico em oncologia. Utilizou-se o método
otobiográfico para análise das narrativas, a partir da escuta das
vivências dos usuários entrevistados. Tanto o material educativo
quanto os dizeres dos pacientes podem ser tomados a partir das
perspectivas que predominam nos processos educativos em
saúde bucal, conforme destaca-se: Tecnicismo, Pragmatismo,
Perspectiva histórico-cultural, Construtivismo e Filosofias da
diferença. Observou-se modelos que reforçam uma relação
assimétrica e autoritária entre profissionais e usuários, por isso a
necessidade de pensar a prevenção e o enfrentamento do
câncer de boca de forma inovadora e poética, por meio de uma
linha de fuga às generalizações que massificam o conhecimento
sobre saúde bucal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Câncer - prevenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Câncer - tratamento | pt_BR |
dc.title | Perspectivas de educação em saúde bucal : possibilidades de criação na prevenção e enfrentamento do câncer | pt_BR |
dc.title.alternative | Perspectives of oral health education : possibilities for creation in preventing and coping with cancer | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T13:38:57Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T13:38:57Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27355 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Different perspectives on educational processes can indicate
ways of approaching them, defining educator and learner
functions, as well as of treating lifestyles, which include health
and illness. It is assumed that the health professional is an
educator and this activity allows him to effectively contribute in
health promotion. This study aims to identify and analyze, both in
educational materials on oral health, and in experiences of users
of a dental service in oncology, elements and characteristics of
health education at preventing and coping with oral cancer. The
method consists of two articulated and non-chronological stages:
First stage is the analysis of educational materials related to oral
cancer. The second stage consists of listening to patients
narratives at a dental service in oncology. The otobiographic
method was used to analyze the narratives, based on listening of
participants experiences. Both educational material and
statements were analyzed from the perspectives that
predominate in the oral health educational processes, as we
highlight: Technicism, Pragmatism, Historical-cultural perspective,
Constructivism and Philosophy of difference. There is a need to
think prevention and health promotion in an innovative and poetic
way through a possible way free of generalizations that massify
knowledge about oral health. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27355 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Odontologia
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