Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27351
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IvehMarquesDaRochaBortone_tcc.pdf8,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transplante dentário autógeno bilateral : relato de caso
Outros títulos: Bilateral autogenous dental transplantation : case report
Autor(es): Bortone, Iveh Marques da Rocha
Orientador(es): Macedo, Sérgio Bruzadelli
Assunto: Transplante de dentes
Dentes - cirurgia
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 28-Abr-2021
Referência: BORTONE, Iveh Marques da Rocha. Transplante dentário autógeno bilateral: relato de caso. 2020. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O transplante dentário autógeno consiste em um procedimento no qual um dente é extraído e transposto para outro alvéolo, de um mesmo indivíduo, podendo ser realizado em uma única sessão ou em duas. O objetivo desse trabalho é explanar o caso de um paciente que foi submetido ao transplante dos terceiros molares superiores para os alvéolos dos primeiros molares inferiores, os quais haviam sido perdidos por cárie. Foi realizada a intervenção cirúrgica em uma sessão para cada dente, apresentando um resultado satisfatório após dois anos de acompanhamento, o que devolveu a harmonia estética e função mastigatória ao paciente.
Abstract: Autogenous dental transplantation consists of a procedure in which one tooth is extracted and transposed to another alveolus of the same individual, and can be performed in a single session or in two. The purpose of this paper is to explain the case of a patient who underwent transplantation of the third upper molars into the alveolus of the first lower molars, which had been lost by caries. The surgical intervention was performed in one step for each tooth, presenting a satisfactory result after 2 years of follow-up, which restored the aesthetic harmony and masticatory function to the patient.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27351
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.