Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2735
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ZelmaCorreiaMartins.pdf663,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Clima organizacional e sua relação com a satisfação no trabalho
Autor(es): Martins, Zelma Correia
Orientador(es): Depieri, Magdalena Anunciatto
Assunto: Satisfação no trabalho
Servidores públicos
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: MARTINS, Zelma Correia. Clima organizacional e sua relação com a satisfação no trabalho. 2011. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral relacionar clima organizacional e satisfação no trabalho de servidores do INSS lotados na Agência da Previdência Social de Santa Maria da Vitória-BA. Os objetivos específicos foram Identificar o clima organizacional; avaliar a percepção dos servidores sobre satisfação no trabalho; e correlacionar Clima Organizacional e Satisfação no Trabalho. Quanto aos fins a presente pesquisa pode ser considerada descritiva e aos meios, de campo. A população foi composta pelos servidores lotados na Agência da Previdência Social de Santa Maria da Vitória-BA. Foram utilizados dois instrumentos de pesquisa cientificamente validados: Escala de Clima Organizacional – ECO e Escala de Satisfação no Trabalho – EST. Os dados foram analisados com o auxílio dos aplicativos Microsoft Excel (Office 2007) e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 19.0, através dos quais foram calculadas medidas descritivas (médias) e correlações de Pearson entre as variáveis estudadas. Nos resultados relativos à identificação do clima organizacional, percebeu-se que os servidores avaliaram positivamente a coesão entre os colegas; negativamente a recompensa; e foram indiferentes em relação aos fatores apoio da chefia e da organização, salário e conforto físico. Em relação à satisfação no trabalho, os servidores demonstraram estar satisfeitos com os colegas e com a chefia; insatisfeitos com as promoções; e foram indiferentes em relação aos fatores natureza do trabalho e salário. No que diz respeito à relação entre as variáveis, percebeu-se forte correlação entre o fator recompensa e os fatores satisfação com a chefia e satisfação com a natureza do trabalho; e entre o fator conforto físico e o fator satisfação com a chefia. Em relação aos demais fatores não foram encontradas correlações significativas. Por fim, como contribuição o presente estudo oferece subsídio para a discussão acerca da gestão de pessoas em órgãos públicos e para o estabelecimento de políticas de gestão estratégicas de pessoas pela organização pesquisada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons