Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThaisCristinaRodriguesDeCarvalho_tcc.pdf521,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo das vivências e do perfil dos alunos ingressantes no curso de Odontologia da Universidade de Brasília
Outros títulos: Study of the experiences and profile of students entering the Dentistry course at the University of Brasília
Estudio de las experiencias y el perfil de los alumnos que ingresan al curso de Odontología en la Universidad de Brasilia
Autor(es): Carvalho, Thaís Cristina Rodrigues de
Orientador(es): Biato, Emília Carvalho Leitão
Assunto: Odontologia - estudo e ensino
Estudantes universitários
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 28-Abr-2021
Referência: CARVALHO, Thaís Cristina Rodrigues de. Estudo das vivências e do perfil dos alunos ingressantes no curso de Odontologia da Universidade de Brasília. 2020. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O perfil do aluno é um ponto importante a ser analisado em razão da sua relação com o desempenho estudantil. Este estudo tem como objetivo caracterizar o perfil dos alunos ingressantes no curso de Odontologia da Universidade de Brasília. A primeira parte da pesquisa constituiu-se da aplicação de um questionário virtual, que teve seus dados submetidos à análise estatística descritiva. A segunda parte foi direcionada para uma pesquisa qualitativa, que teve, como objeto, produções de textos. Esta etapa da pesquisa buscou explanar alguns pontos, como as expectativas e os elementos vivenciais que constituíram a escolha pelo curso, entre outros, analisados por meio do método otobiográfico. Destacando os principais resultados, a maior parte dos estudantes são do sexo feminino, apresentam baixa faixa etária e concluíram o ensino médio em escola pública. Quanto aos textos produzidos pelos estudantes, a análise confirma a existência da insegurança presente no início do curso mas, ainda assim, mostra que estes alunos já apresentam expectativas de carreira e valorizam a relação paciente-profissional. O conhecimento deste perfil é relevante para a realização da estrutura curricular e o aprimoramento do processo pedagógico.
Abstract: The student profile is an important point to analyze because of its relationship with its student performance. This study aims to characterize the profile of the students entering the Dentistry course at the University of Brasilia. The first part of the research consisted of the application of a virtual questionnaire, which had its data submitted to descriptive statistical analysis. The second part was directed to qualitative research, whose object was text productions. This stage of the research sought to explain some points, such as expectations and the experiential elements that constituted the choice for the course, among others, analyzed through the otobiographic method. Highlighting the main results, most students are female, have low age and have completed secondary education in the public school. As for the texts produced by the students, the analysis confirms the existence of the insecurity present at the beginning of the course, but still shows that these students already have career expectations and value the importance of the patient-professional relationship. The knowledge of this profile is relevant for the accomplishment of the curricular structure and improvement of the pedagogical process.
Resumén: El perfil del estudiante es un punto importante para analizar debido a su relación con el rendimiento estudiantil. Este estudio tiene como objetivo caracterizar el perfil de los alumnos que ingresan al curso de Odontología en la Universidad de Brasilia. La primera parte de la investigación consistió en la aplicación de un cuestionario virtual, que tenía sus datos sometidos a un análisis estadístico descriptivo. La segunda parte estaba dirigida a una investigación cualitativa, cuyo objeto era la producción de textos. Esta etapa de la investigación buscó explicar algunos puntos, como las expectativas y los elementos experienciales que constituyeron la elección del curso, entre otros, analizados a través del método otobiográfico. Destacando los principales resultados, la mayoría de los alumnos son mujeres, tienen una baja edad y han completado la escuela secundaria en una escuela pública. En cuanto a los textos producidos por los estudiantes, el análisis confirma la existencia de la inseguridad presente al comienzo del curso, pero aun muestra que estos alumnos ya tienen expectativas profesionales y valoran la importancia de la relación paciente-profesional. El conocimiento de este perfil es relevante para la realización de la estructura curricular y la mejora del proceso pedagógico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27342
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.