Título: | Estudo das vivências e do perfil dos alunos ingressantes no curso de Odontologia da Universidade de Brasília |
Outros títulos: | Study of the experiences and profile of students entering the Dentistry course at the University of Brasília Estudio de las experiencias y el perfil de los alumnos que ingresan al curso de Odontología en la Universidad de Brasilia |
Autor(es): | Carvalho, Thaís Cristina Rodrigues de |
Orientador(es): | Biato, Emília Carvalho Leitão |
Assunto: | Odontologia - estudo e ensino Estudantes universitários Universidade de Brasília (UnB) - estudantes |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 28-Abr-2021 |
Referência: | CARVALHO, Thaís Cristina Rodrigues de. Estudo das vivências e do perfil dos alunos ingressantes no curso de Odontologia da Universidade de Brasília. 2020. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O perfil do aluno é um ponto importante a ser analisado em razão
da sua relação com o desempenho estudantil. Este estudo tem
como objetivo caracterizar o perfil dos alunos ingressantes no
curso de Odontologia da Universidade de Brasília. A primeira
parte da pesquisa constituiu-se da aplicação de um questionário
virtual, que teve seus dados submetidos à análise estatística
descritiva. A segunda parte foi direcionada para uma pesquisa
qualitativa, que teve, como objeto, produções de textos. Esta
etapa da pesquisa buscou explanar alguns pontos, como as
expectativas e os elementos vivenciais que constituíram a
escolha pelo curso, entre outros, analisados por meio do método
otobiográfico. Destacando os principais resultados, a maior parte
dos estudantes são do sexo feminino, apresentam baixa faixa
etária e concluíram o ensino médio em escola pública. Quanto
aos textos produzidos pelos estudantes, a análise confirma a
existência da insegurança presente no início do curso mas, ainda
assim, mostra que estes alunos já apresentam expectativas de
carreira e valorizam a relação paciente-profissional. O
conhecimento deste perfil é relevante para a realização da
estrutura curricular e o aprimoramento do processo pedagógico. |
Abstract: | The student profile is an important point to analyze because of its
relationship with its student performance. This study aims to
characterize the profile of the students entering the Dentistry
course at the University of Brasilia. The first part of the research
consisted of the application of a virtual questionnaire, which had
its data submitted to descriptive statistical analysis. The second
part was directed to qualitative research, whose object was text
productions. This stage of the research sought to explain some
points, such as expectations and the experiential elements that
constituted the choice for the course, among others, analyzed
through the otobiographic method. Highlighting the main results,
most students are female, have low age and have completed
secondary education in the public school. As for the texts
produced by the students, the analysis confirms the existence of
the insecurity present at the beginning of the course, but still
shows that these students already have career expectations and
value the importance of the patient-professional relationship. The
knowledge of this profile is relevant for the accomplishment of the
curricular structure and improvement of the pedagogical process. |
Resumén: | El perfil del estudiante es un punto importante para analizar
debido a su relación con el rendimiento estudiantil. Este estudio
tiene como objetivo caracterizar el perfil de los alumnos que
ingresan al curso de Odontología en la Universidad de Brasilia.
La primera parte de la investigación consistió en la aplicación de
un cuestionario virtual, que tenía sus datos sometidos a un
análisis estadístico descriptivo. La segunda parte estaba dirigida
a una investigación cualitativa, cuyo objeto era la producción de
textos. Esta etapa de la investigación buscó explicar algunos
puntos, como las expectativas y los elementos experienciales
que constituyeron la elección del curso, entre otros, analizados a
través del método otobiográfico. Destacando los principales
resultados, la mayoría de los alumnos son mujeres, tienen una
baja edad y han completado la escuela secundaria en una
escuela pública. En cuanto a los textos producidos por los
estudiantes, el análisis confirma la existencia de la inseguridad
presente al comienzo del curso, pero aun muestra que estos
alumnos ya tienen expectativas profesionales y valoran la
importancia de la relación paciente-profesional. El conocimiento
de este perfil es relevante para la realización de la estructura
curricular y la mejora del proceso pedagógico. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27342 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.