Título: | Avaliação do estado de saúde bucal de um grupo de pré-escolares de vulnerabilidade social |
Outros títulos: | Assessment of the oral health status of a group of pre-scholars of social vulnerability |
Autor(es): | Fetter, Juliana Auth |
Orientador(es): | Leal, Soraya Coelho |
Coorientador(es): | Baumotte, Lúcia Regina Machado |
Assunto: | Saúde bucal Vulnerabilidade social Cáries dentárias em crianças |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 27-Abr-2021 |
Referência: | FETTER, Juliana Auth. Avaliação do estado de saúde bucal de um grupo de pré-escolares de vulnerabilidade social. 2020. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho objetiva avaliar o estado de saúde bucal de um grupo
de pré-escolares de vulnerabilidade social. Metodologia: Crianças
matriculadas no Centro Social João Paulo II (Paranoá-DF) com
idade entre 4 e 6 anos foram convidadas a participar. Foram
realizados exames clínicos utilizando-se o instrumento CAST
(Caries Assessment Spectrum and Treatment) para o diagnóstico
da cárie dentária, além de avaliação da oclusão dentária e
alterações no frênulo lingual. Lesões de cárie de baixa
complexidade foram tratadas na escola pela técnica ART.
Resultados: 54 meninas e 44 meninos com idade média de 5,2
anos (± 1,43) foram avaliados. A prevalência de cárie foi 42%
(CAST 5-7) e 60% (CAST 3-7). 14% das crianças apresentavam
estágios de cárie nos níveis de morbidade grave/mortalidade. A
resolução dos problemas na própria escola foi possível em 80%
dos casos. Más-oclusões foram observadas em 19% das crianças
e anquiloglossia em 7%. Conclusão: A população estudada
apresentou elevada necessidade de tratamento, indicando
dificuldade de acesso à saúde bucal. A implementação de
tratamentos de baixa complexidade na própria escola pode
minimizar este quadro. |
Abstract: | This study aims to assess the oral health status of a group of
preschoolers in social vulnerability. Methodology: Children enrolled
at the João Paulo II Social Center (Paranoá-DF) aged between 4
and 6 years were invited to participate. Clinical examinations were
performed using the CAST (Caries and Treatment Assessment
Spectrum) instrument for the diagnosis of dental caries, in addition
to assessing dental occlusion and changes in the lingual frenulum.
Children who needed treatment of low-complexity were treated at
the school using the ART technique. Results: 54 girls and 44 boys
with a mean age of 5.2 years (± 1.43) were examined. The
prevalence of caries was 42% (CAST 5-7) and 60% (CAST 3-
7).14% of children already presented with severe
morbidity/mortality. The solution of the problems at the school
premisses was possible in 80% of the cases. Malocclusions was
observed in 19% of children and ankyloglossia in 7%. Conclusion:
The investigated population showed high treatment needs,
indicating difficulties in accessing the traditional oral health care
system. The implementation of low complexity treatments at school
can minimize this situation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27340 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.