Título: | Processos formativos em Odontologia : escuta de vivências de estudantes concluintes |
Outros títulos: | Training processes in Dentistry : listening to the experiences of graduating students Procesos de formación en Odontología : escuchando las experiencias de los egresados |
Autor(es): | Lima, Beatriz Rodrigues de |
Orientador(es): | Biato, Emília Carvalho Leitão |
Coorientador(es): | Oliveira, Laudimar Alves de |
Assunto: | Odontologia - estudo e ensino Odontologistas - formação profissional Estudantes universitários |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 27-Abr-2021 |
Referência: | LIMA, Beatriz Rodrigues de. Processos formativos em Odontologia: escuta de vivências de estudantes concluintes. 2020. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A análise do perfil institucional e da trajetória acadêmica podem
contribuir para verificar quais fatores influenciam o desempenho
estudantil e seu percurso na educação em nível superior. O
objetivo do estudo foi identificar e analisar elementos institucionais
e vivenciais relacionados ao processo formativo dos estudantes
concluintes do curso de Odontologia da Universidade de Brasília
(UnB). Na primeira parte da pesquisa, foram analisadas
informações do Questionário do Estudante já aplicado no Enade
em 2016. A segunda etapa foi composta por uma pesquisa
qualitativa, que obteve como produto final produções textuais,
analisadas por meio do método otobiográfico. Nesses textos, os
estudantes descreveram as vivências que mais influenciaram o
processo formativo. Como principais resultados, destaca-se que a
média de satisfação dos estudantes da Universidade de Brasília é
menor que a média brasileira em relação à contribuição da
universidade para a formação integral e a articulação de
conhecimentos teóricos com atividades práticas. Na parte
qualitativa, os estudantes refletem sobre a frustração, o medo, o
excesso de autocobrança, as inseguranças e incertezas quanto ao
futuro profissional, dissertam sobre as deficiências estruturais da
universidade e a busca pela humanização da profissão. Tal
avaliação é importante para a adequação da estrutura curricular e
aperfeiçoamento da formação e da gestão do ensino superior. |
Abstract: | The analysis of the institutional profile and the academic trajectory
can contribute to verify which factors influence the student
performance and its trajectory in higher education. The aim of the
study was to identify and analyze institutional and experiential
elements related to the training process of graduating students of
the Dentistry course at the University of Brasília (UnB). In the first
part of the research, information from the Student Questionnaire
already applied at Enade in 2016 was analyzed. The second stage
consisted of a qualitative research, which obtained as a final
product textual productions, analyzed using the otobiographic
method. In these texts, students described the experiences that
most influenced the formative process. As main results, it is
highlighted that the average satisfaction of students at the
University of Brasília is lower than the Brazilian average in relation
to the university's contribution to integral training and the
articulation of theoretical knowledge with practical activities. In the
qualitative part, students reflect on frustration, fear, excess selfcollection, insecurities and uncertainties about the professional
future, talk about the structural deficiencies of the university and
the search for the humanization of the profession. Such an
evaluation is important for the adaptation of the curricular structure
and the improvement of higher education training and
management. |
Resumén: | El análisis del perfil institucional y la trayectoria académica puede
contribuir a verificar qué factores influyen en el desempeño del
estudiante y su trayectoria en la educación superior. El objetivo del
estudio fue identificar y analizar elementos institucionales y
vivenciales relacionados con el proceso de formación de los
egresados de la carrera de Odontología de la Universidad de
Brasilia (UnB). En la primera parte de la investigación se analizó la
información del Cuestionario de Estudiantes ya aplicado en Enade
en 2016. La segunda etapa consistió en una investigación
cualitativa, que obtuvo como producto final producciones
textuales, analizadas mediante el método otobiográfico. En estos
textos, los estudiantes describieron las experiencias que más
influyeron en el proceso formativo. Como resultados principales,
se destaca que la satisfacción promedio de los estudiantes de la
Universidad de Brasilia es menor que el promedio brasileño en
relación con la contribución de la universidad a la formación
integral y la articulación de conocimientos teóricos con actividades
prácticas. En la parte cualitativa, los estudiantes reflexionan sobre
la frustración, el miedo, el exceso de autocolección, las
inseguridades e incertidumbres sobre el futuro profesional, hablan
de las deficiencias estructurales de la universidad y la búsqueda
de la humanización de la profesión. Tal evaluación es importante
para la adecuación de la estructura curricular y la mejora de la
formación y gestión de la educación superior. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27336 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.