Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BeatrizRodriguesDeLima_tcc.pdf2,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processos formativos em Odontologia : escuta de vivências de estudantes concluintes
Outros títulos: Training processes in Dentistry : listening to the experiences of graduating students
Procesos de formación en Odontología : escuchando las experiencias de los egresados
Autor(es): Lima, Beatriz Rodrigues de
Orientador(es): Biato, Emília Carvalho Leitão
Coorientador(es): Oliveira, Laudimar Alves de
Assunto: Odontologia - estudo e ensino
Odontologistas - formação profissional
Estudantes universitários
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 27-Abr-2021
Referência: LIMA, Beatriz Rodrigues de. Processos formativos em Odontologia: escuta de vivências de estudantes concluintes. 2020. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A análise do perfil institucional e da trajetória acadêmica podem contribuir para verificar quais fatores influenciam o desempenho estudantil e seu percurso na educação em nível superior. O objetivo do estudo foi identificar e analisar elementos institucionais e vivenciais relacionados ao processo formativo dos estudantes concluintes do curso de Odontologia da Universidade de Brasília (UnB). Na primeira parte da pesquisa, foram analisadas informações do Questionário do Estudante já aplicado no Enade em 2016. A segunda etapa foi composta por uma pesquisa qualitativa, que obteve como produto final produções textuais, analisadas por meio do método otobiográfico. Nesses textos, os estudantes descreveram as vivências que mais influenciaram o processo formativo. Como principais resultados, destaca-se que a média de satisfação dos estudantes da Universidade de Brasília é menor que a média brasileira em relação à contribuição da universidade para a formação integral e a articulação de conhecimentos teóricos com atividades práticas. Na parte qualitativa, os estudantes refletem sobre a frustração, o medo, o excesso de autocobrança, as inseguranças e incertezas quanto ao futuro profissional, dissertam sobre as deficiências estruturais da universidade e a busca pela humanização da profissão. Tal avaliação é importante para a adequação da estrutura curricular e aperfeiçoamento da formação e da gestão do ensino superior.
Abstract: The analysis of the institutional profile and the academic trajectory can contribute to verify which factors influence the student performance and its trajectory in higher education. The aim of the study was to identify and analyze institutional and experiential elements related to the training process of graduating students of the Dentistry course at the University of Brasília (UnB). In the first part of the research, information from the Student Questionnaire already applied at Enade in 2016 was analyzed. The second stage consisted of a qualitative research, which obtained as a final product textual productions, analyzed using the otobiographic method. In these texts, students described the experiences that most influenced the formative process. As main results, it is highlighted that the average satisfaction of students at the University of Brasília is lower than the Brazilian average in relation to the university's contribution to integral training and the articulation of theoretical knowledge with practical activities. In the qualitative part, students reflect on frustration, fear, excess selfcollection, insecurities and uncertainties about the professional future, talk about the structural deficiencies of the university and the search for the humanization of the profession. Such an evaluation is important for the adaptation of the curricular structure and the improvement of higher education training and management.
Resumén: El análisis del perfil institucional y la trayectoria académica puede contribuir a verificar qué factores influyen en el desempeño del estudiante y su trayectoria en la educación superior. El objetivo del estudio fue identificar y analizar elementos institucionales y vivenciales relacionados con el proceso de formación de los egresados de la carrera de Odontología de la Universidad de Brasilia (UnB). En la primera parte de la investigación se analizó la información del Cuestionario de Estudiantes ya aplicado en Enade en 2016. La segunda etapa consistió en una investigación cualitativa, que obtuvo como producto final producciones textuales, analizadas mediante el método otobiográfico. En estos textos, los estudiantes describieron las experiencias que más influyeron en el proceso formativo. Como resultados principales, se destaca que la satisfacción promedio de los estudiantes de la Universidad de Brasilia es menor que el promedio brasileño en relación con la contribución de la universidad a la formación integral y la articulación de conocimientos teóricos con actividades prácticas. En la parte cualitativa, los estudiantes reflexionan sobre la frustración, el miedo, el exceso de autocolección, las inseguridades e incertidumbres sobre el futuro profesional, hablan de las deficiencias estructurales de la universidad y la búsqueda de la humanización de la profesión. Tal evaluación es importante para la adecuación de la estructura curricular y la mejora de la formación y gestión de la educación superior.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27336
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.