Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2733
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PauloSergioLuzesChagas.pdf350,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo comparativo entre a falta de informação prevencionista e o desenvolvimento de doença ocupacional entre bancários
Autor(es): Chagas, Paulo Sergio Luzes
Orientador(es): Fries, Douglas Schneider de
Assunto: Lesões por esforço repetitivo
Data de apresentação: 19-Set-2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: FRIES, Douglas Schneider de. Estudo comparativo entre a falta de informação prevencionista e o desenvolvimento de doença ocupacional entre bancários. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo pretende examinar como o desenvolvimento de Lesões por Esforço Repetitivo está relacionado com a ausência de informação sobre ergonomia e a intensidade com que incidem sobre os usuários de computador, mais especificamente na categoria dos bancários. O estudo setorial tem como objetivo retratar um quadro em que o processo de reestruturação de um dos fatores críticos de sucesso dos bancos – a utilização de computadores – foi mais intensamente atingido pelas transformações da economia mundial e como a intensificação de seu uso está afetando a saúde e as relações de trabalho. Na realização do presente estudo, utilizou-se uma abordagem qualitativo-interpretativa por apresentar uma forma essencialmente descritiva. A importância do estudo está no fato de que, apesar da grande relevância do setor de Segurança e Higiene do Trabalho, existem poucos estudos a respeito da importância da informação para evitar que o fenômeno social das Lesões por Esforços Repetitivos acometam os colaboradores da organização com a consequente redução de resultados econômicos positivos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons