Título: | Letramento em saúde bucal de pacientes diabéticos e não diabéticos, com ou sem periodontite, em tratamento odontológico |
Outros títulos: | Oral health literacy of diabetic and non-diabetic patients, with or without periodontitis, under dental treatment. |
Autor(es): | Elísio, Hannah Kalliniet Gomes |
Orientador(es): | Stefani, Cristine Miron |
Assunto: | Periodontite Saúde bucal Tratamento dentário |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 27-Abr-2021 |
Referência: | ELÍSIO, Hannah Kalliniet Gomes. Letramento em saúde bucal de pacientes diabéticos e não diabéticos, com ou sem periodontite, em tratamento odontológico. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Introdução: O letramento em saúde bucal (Oral Health Literacy)
proporciona ao indivíduo a capacidade de obter, processar e
compreender informações básicas a respeito da saúde bucal.
Estudos mostram que o letramento em saúde bucal está
associado não só aos resultados e ao estado de saúde bucal,
mas também à qualidade de vida relacionada a esta, e que
indivíduos que apresentam baixos níveis de letramento em saúde
bucal geralmente são aqueles de maior risco para doenças
bucais e problemas relacionados. Objetivo: Avaliar o letramento
em saúde bucal de pacientes diabéticos tipo 2 com ou sem
periodontite, comparados a pacientes não diabéticos, com ou
sem periodontite, submetidos a tratamento odontológico.
Metodologia: 38 pacientes que estavam em atendimento em
clínica odontológica de ensino de um hospital universitário da
cidade de Brasília-DF participaram do estudo. Foi aplicado o
teste BREALD-30 (Brazilian version of the Rapid Estimate of
Adult Literacy in Dentistry), e coletadas informações acerca das
condições dentárias (CPOD), periodontais e metabólicas do
prontuário clínico. Variáveis qualitativas entre os grupos foram
analisadas pelo teste chi-quadrado ou teste exato de Fischer,
enquanto variáveis quantitativas pelo ANOVA ou Kruskall-Wallis,
dependendo do teste de normalidade. Foi realizada regressão
linear multivariada, tendo o BREALD-30 como variável
dependente e os grupos como preditores. Resultados: Dos 38
pacientes, 14 eram do grupo diabéticos com periodontite (DMP),
nove do grupo diabetes mellitus (DM), seis do grupo periodontite
(PD) e nove do grupo saudáveis (SD), sem diabetes nem
periodontite. Não houve diferença para o CPOD entre os grupos,
nem do número de dentes remanescentes. Pacientes do grupo
SD apresentaram mais dentes cariados (P=0,028). Pacientes do
grupo DMP apresentaram maior quantidade de placa visível
(P=0,03) e inflamação gengival (P=0,006), e presença de
recessões gengivais (P=0,003) em relação aos demais. O escore
médio do BREALD-30 obtido pelos participantes da pesquisa foi
17,68±6,93. O maior escore foi observado para o grupo DM
(20,44±8,69), e o menor para o grupo SD (14,78±6,87). Não
houve diferença estatística entre os grupos. O BREALD-30 foi
correlacionado positivamente à escolaridade da amostra
(R=0,51, P= 0,016). Conclusão: Nas condições do presente
estudo, o letramento em saúde bucal não foi diferente entre
diabéticos tipo 2 com ou sem periodontite, comparados a
pacientes não diabéticos, com ou sem periodontite. |
Abstract: | Introduction: Oral Health Literacy provides the individual with
the ability to obtain, process and understand basic oral health
information. Studies show that oral health literacy is associated
not only with oral health outcomes and status, but also with
related quality of life, and that individuals with low levels of oral
health literacy are generally at higher risk for oral health oral
diseases and related problems. Objective: To evaluate and
compare oral health literacy among type 2 diabetic patients with
or without periodontitis, compared to non-diabetic patients, all of
them under dental treatment. with or without periodontitis.
Methodology: 38 patients who were under dental care at a
teaching dental clinic at a university hospital in Brasilia, DF,
Brazil, took part of this study, answering the BREALD-30 test
(Brazilian version of the Rapid Estimate of Adult Literacy in
Dentistry), also information about the dental conditions (DMFT),
periodontal and metabolic control was retrieved from clinical
chart. Qualitative variables between groups were analyzed by chisquare test or Fischer's exact test, while quantitative variables by
ANOVA or Kruskall-Wallis, depending on normality test result.
Multivariate linear regression was performed, with BREALD-30 as
the dependent variable and groups as predictors. Results: Of 38
patients, 14 were from the type 2 diabetes with periodontitis
group (DMP), nine from the diabetes mellitus group (DM), six
from the periodontitis group (PD) and nine from the healthy
patients (HP) group, without diabetes or periodontitis. There was
no difference in DMFT between the groups, nor in the number of
remaining teeth. Patients of HP group had more decayed teeth (P
= 0.028). Patients of the DMP group had more visible plaque (P =
0.03), gingival inflammation (P = 0.006), and presence of gingival
recessions (P = 0.003) compared to the others. The average
BREALD-30 score obtained was 17.68±6.93. The highest score
was observed for the DM group (20.44 ± 8.69), and the lowest for
the SD group (14.78 ± 6.87). There was no statistical difference
between the groups. BREALD-30 was positively correlated with
educational level (R = 0.51, P = 0.016). Conclusion: Under the
conditions of the present study, oral health literacy was not
different between type 2 diabetics with or without periodontitis
compared to non-diabetic patients with or without periodontitis,
under dental treatment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2019. |
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