Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27320
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_HannahKallinietGomesElisio_tcc.pdf408,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento em saúde bucal de pacientes diabéticos e não diabéticos, com ou sem periodontite, em tratamento odontológico
Outros títulos: Oral health literacy of diabetic and non-diabetic patients, with or without periodontitis, under dental treatment.
Autor(es): Elísio, Hannah Kalliniet Gomes
Orientador(es): Stefani, Cristine Miron
Assunto: Periodontite
Saúde bucal
Tratamento dentário
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 27-Abr-2021
Referência: ELÍSIO, Hannah Kalliniet Gomes. Letramento em saúde bucal de pacientes diabéticos e não diabéticos, com ou sem periodontite, em tratamento odontológico. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: O letramento em saúde bucal (Oral Health Literacy) proporciona ao indivíduo a capacidade de obter, processar e compreender informações básicas a respeito da saúde bucal. Estudos mostram que o letramento em saúde bucal está associado não só aos resultados e ao estado de saúde bucal, mas também à qualidade de vida relacionada a esta, e que indivíduos que apresentam baixos níveis de letramento em saúde bucal geralmente são aqueles de maior risco para doenças bucais e problemas relacionados. Objetivo: Avaliar o letramento em saúde bucal de pacientes diabéticos tipo 2 com ou sem periodontite, comparados a pacientes não diabéticos, com ou sem periodontite, submetidos a tratamento odontológico. Metodologia: 38 pacientes que estavam em atendimento em clínica odontológica de ensino de um hospital universitário da cidade de Brasília-DF participaram do estudo. Foi aplicado o teste BREALD-30 (Brazilian version of the Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry), e coletadas informações acerca das condições dentárias (CPOD), periodontais e metabólicas do prontuário clínico. Variáveis qualitativas entre os grupos foram analisadas pelo teste chi-quadrado ou teste exato de Fischer, enquanto variáveis quantitativas pelo ANOVA ou Kruskall-Wallis, dependendo do teste de normalidade. Foi realizada regressão linear multivariada, tendo o BREALD-30 como variável dependente e os grupos como preditores. Resultados: Dos 38 pacientes, 14 eram do grupo diabéticos com periodontite (DMP), nove do grupo diabetes mellitus (DM), seis do grupo periodontite (PD) e nove do grupo saudáveis (SD), sem diabetes nem periodontite. Não houve diferença para o CPOD entre os grupos, nem do número de dentes remanescentes. Pacientes do grupo SD apresentaram mais dentes cariados (P=0,028). Pacientes do grupo DMP apresentaram maior quantidade de placa visível (P=0,03) e inflamação gengival (P=0,006), e presença de recessões gengivais (P=0,003) em relação aos demais. O escore médio do BREALD-30 obtido pelos participantes da pesquisa foi 17,68±6,93. O maior escore foi observado para o grupo DM (20,44±8,69), e o menor para o grupo SD (14,78±6,87). Não houve diferença estatística entre os grupos. O BREALD-30 foi correlacionado positivamente à escolaridade da amostra (R=0,51, P= 0,016). Conclusão: Nas condições do presente estudo, o letramento em saúde bucal não foi diferente entre diabéticos tipo 2 com ou sem periodontite, comparados a pacientes não diabéticos, com ou sem periodontite.
Abstract: Introduction: Oral Health Literacy provides the individual with the ability to obtain, process and understand basic oral health information. Studies show that oral health literacy is associated not only with oral health outcomes and status, but also with related quality of life, and that individuals with low levels of oral health literacy are generally at higher risk for oral health oral diseases and related problems. Objective: To evaluate and compare oral health literacy among type 2 diabetic patients with or without periodontitis, compared to non-diabetic patients, all of them under dental treatment. with or without periodontitis. Methodology: 38 patients who were under dental care at a teaching dental clinic at a university hospital in Brasilia, DF, Brazil, took part of this study, answering the BREALD-30 test (Brazilian version of the Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry), also information about the dental conditions (DMFT), periodontal and metabolic control was retrieved from clinical chart. Qualitative variables between groups were analyzed by chisquare test or Fischer's exact test, while quantitative variables by ANOVA or Kruskall-Wallis, depending on normality test result. Multivariate linear regression was performed, with BREALD-30 as the dependent variable and groups as predictors. Results: Of 38 patients, 14 were from the type 2 diabetes with periodontitis group (DMP), nine from the diabetes mellitus group (DM), six from the periodontitis group (PD) and nine from the healthy patients (HP) group, without diabetes or periodontitis. There was no difference in DMFT between the groups, nor in the number of remaining teeth. Patients of HP group had more decayed teeth (P = 0.028). Patients of the DMP group had more visible plaque (P = 0.03), gingival inflammation (P = 0.006), and presence of gingival recessions (P = 0.003) compared to the others. The average BREALD-30 score obtained was 17.68±6.93. The highest score was observed for the DM group (20.44 ± 8.69), and the lowest for the SD group (14.78 ± 6.87). There was no statistical difference between the groups. BREALD-30 was positively correlated with educational level (R = 0.51, P = 0.016). Conclusion: Under the conditions of the present study, oral health literacy was not different between type 2 diabetics with or without periodontitis compared to non-diabetic patients with or without periodontitis, under dental treatment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.