Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2732
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GabrielRezendeFialho.pdf597,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação da subjetividade brasileira e a normatização da comunicação
Autor(es): Fialho, Gabriel Rezende
Orientador(es): Medeiros, Marcelo
Assunto: Política de comunicação de massa
Telecomunicações - legislação
Sociedade civil
Subjetividade
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: FIALHO, Gabriel Rezende. A formação da subjetividade brasileira e a normatização da comunicação. 2011. 55 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo da pesquisa é relacionar a formação da subjetividade brasileira com a participação social em espaços públicos, usando como campo de análise as políticas de comunicação adotadas no país. Os dados são provenientes da legislação sobre telecomunicação e radiodifusão, pesquisas de mercado, estudos governamentais e de instituições públicas ou sem fins lucrativos e artigos científicos sobre a constituição e as características do campo comunicacional, a configuração da nossa subjetividade e a formação política e econômica do Brasil. A metodologia da pesquisa consiste em análise bibliográfica e levantamento de dados. Os resultados do trabalho indicam que o processo de socialização brasileiro direciona os indivíduos ao atendimento das necessidades egóicas restringindo a normatividade do que é público, o que permite concluir que a desregulamentação do setor comunicacional consolidou um aparelho privado de hegemonia, que concentra poderes econômicos e políticos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this research is to relate the formation of subjectivity with the Brazilian social participation in public spaces, as a field analysis using the communication policies adopted in the country. Data are from the telecommunications and broadcasting legislation, market research, government studies and public or nonprofit and scientific papers on the formation and characteristics of the communication field, the configuration of our subjectivity and training policy and economic conditions in Brazil. The research methodology consists of literature review and data collection. The results of the study indicate that the process of socialization Brazilian directs individuals to meet the needs of the ego restricting normativity that is public, which indicates that deregulation of the communication industry has consolidated a private apparatus of hegemony, which concentrates economic and political power.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons