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Título: Acesso e utilização do CEO : uma análise a partir da perspectiva do usuário
Outros títulos: Access and use of the CEO : analysis from the user's perspective
Autor(es): Cerpa, Natasha Pereira
Orientador(es): Pucca Junior, Gilberto Alfredo
Assunto: Saúde bucal
Promoção da saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 26-Abr-2021
Referência: CERPA, Natasha Pereira. Acesso e utilização do CEO: uma análise a partir da perspectiva do usuário. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Em 2004, o Governo Federal, apresentou uma nova Política Nacional de Saúde Bucal, o Programa Brasil Sorridente (PBS). Essa política buscou a reorganização e ampliação da atenção básica, reforçando ações de promoção à saúde bucal e procedimentos clínicos, e introduziu o acesso a tratamento especializado na rede pública, por meio de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Após 13 anos de implantação dessa política e da implantação dos CEOs, foi realizado o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO) que é um conjunto de ações e atividades desenvolvidas e inseridas no âmbito do Saúde Mais Perto de Você. Entre os objetivos do programa, destaca-se a institucionalização da cultura de avaliação da atenção básica (AB) e da secundária em saúde bucal no SUS. Desse modo, o presente estudo almeja descrever e analisar, com base nos dados do PMAQ-CEO de 2013, a percepção e satisfação dos usuários quanto aos CEOs, no que se refere ao seu acesso e utilização.
Abstract: In 2004, the Federal Government presented a new National Oral Health Policy, the Programa Brasil Sorridente (PBS). This policy sought to reorganize and expand primary care, reinforcing actions to promote oral health and clinical procedures, and introduced access to specialized treatment in the public service, through Dental Specialty Centers (CEOs). After 13 years of implementing this policy and of implementing CEOs, the Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO) was accomplished, which is a set of actions and activities developed and inserted under Saúde Mais Perto de Você program. Among the program objectives, the institutionalization of the evaluation culture of primary and secondary care (AB) to oral health in SUS stands out. Thus, the present study features to the subject, aiming to describe and analyze based on 2013 PMAQ-CEO data, users perception and satisfaction with CEOs, regarding their access and use.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27312
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