Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JuliaFerreiraValladao_tcc.pdf736,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O karma das ruas : crianças e adolescentes em situação de rua do Plano Piloto de Brasília e sua relação com o Estatuto da Criança e do Adolescente
Autor(es): Valladão, Julia Ferreira
Orientador(es): Leal, Maria Lúcia Pinto
Assunto: Estatuto da Criança e do Adolescente
Pessoas em situação de rua
Crianças e adolescentes - proteção social
Conselho tutelar
Estado
Brasília (DF)
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 26-Abr-2021
Referência: VALLADÃO, Julia Ferreira. O karma das ruas: crianças e adolescentes em situação de rua do Plano Piloto de Brasília e sua relação com o Estatuto da Criança e do Adolescente. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho trata da relação das Crianças e Adolescentes em situação de rua no Plano Piloto de Brasília e a sua relação com o Estatuto das Crianças e Adolescentes, principalmente no que se refere à Rede de Proteção e aos Conselhos Tutelares. A abordagem qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com atores dos Conselhos Tutelares, Assistente Social de um Abrigo da Rede de Proteção e com um especialista da área. A análise foi fundamentada na eleição de categorias para estabelecer uma mediação crítica com os dados da pesquisa teórica. Dessa forma surgiram alguns resultados, que respondem de maneira contraditória os problemas dessa pesquisa, como a atuação dos Conselhos Tutelares do Plano Piloto, e o porquê de esta não ser sempre aos moldes do que coloca o ECA.Com a análise dos dados levantados a partir das respostas fornecidas durante as entrevistas, se construiu uma “agenda” para os Conselhos Tutelares, para a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes e para o próprio Estado.
Abstract: This paper deals with the relationship of street children in the Brasilia Plano Piloto and its relationship with the Statute of Children and Adolescents, especially regarding the Protection Network and the Guardianship Councils. The qualitative approach was carried out through semi-structured interviews, with actors from the Guardianship Councils, Social Worker of a Shelter of the Protection Network and with a specialist of the area. The analysis was based on the selection of categories to establish a critical mediation with the data of the theoretical research. In this way, some results have emerged, which respond in a contradictory way to the problems of this research, such as the actions of the Guardianship Councils of the Plano Piloto, and why this is not always the way of the ECA. With the analysis of the data gathered from the answers provided during the interviews, an "agenda" was created for the Guardianship Councils, the Network for the Protection of Children and Adolescents and for the State itself
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.