Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Lúcia Helena Marques | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Vanessa Ferreira | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Vanessa Ferreira. A importância da literatura infantil inclusiva para crianças com deficiência. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca abordar a relevância da literatura infantil, como motivadora de um processo inclusivo no ambiente de aprendizagem, já que a literatura oferece a possibilidade de ampliar de forma considerável tanto o conhecimento, quanto de favorecer a discussão em relação a essa temática tão importante, no contexto atual. O aluno com deficiência já encontra grandes obstáculos e entraves no seu processo de ensino e aprendizagem, muitas vezes ocasionados por condições físicas e mentais. A literatura infantil como tal, deve ser lúdica e inclusiva, e pode ser um espaço de evolução no ensino como um todo. A literatura inclusiva, assim como a educação inclusiva permitem a formação de uma sociedade livre de preconceito e discriminação, que oportuniza aos educandos uma formação de aberta e receptiva às diferenças. Este ensaio monográfico tem a seguinte problematização: A literatura infantil, em seu aspecto inclusivo pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência? E neste cenário, utilizando uma pesquisa documental, qualitativa e de caráter descritivo, buscará através do devido aporte teórico construir uma reflexão que permita a formação de uma consciência acerca das propostas do trabalho, que são: analisar a importância do imaginário na formação da criança; buscar uma reflexão sobre o contexto do ensino de literatura para crianças com deficiência na escola e discutir o cenário da literatura feita para crianças no Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças deficientes - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interesses na leitura | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura infantil inclusiva para crianças com deficiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-26T12:54:20Z | - |
dc.date.available | 2021-04-26T12:54:20Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27290 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study seeks to address the relevance of children's literature, as a motivator for an inclusive process in the learning environment, since literature offers the possibility to considerably expand both knowledge and to favor discussion in relation to this very important topic, in the current context. Students with disabilities already encounter major obstacles and obstacles in their teaching and learning process, often caused by physical and mental conditions. Children's literature as such must be playful and inclusive and can be a space for evolution in teaching as a whole. Inclusive literature, as well as inclusive education, allows the formation of a society free of prejudice and discrimination, which provides students with a formation that is open and receptive to differences. This monographic essay has the following problematization: Can children's literature, in its inclusive aspect, contribute to the teaching and learning process of students with disabilities? And in this scenario, using documentary, qualitative and descriptive research, it will seek, through due theoretical support, to build a reflection that allows the formation of an awareness about the work proposals, which are: to analyze the importance of the imaginary in the child's education; seek a reflection on the context of teaching literature to children with disabilities at school and discuss the scenario of literature made for children in Brazil. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|