Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2729
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SauloKleberRodriguesRibeiro.pdf305,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivação ocupacional um estudo de caso com colaboradores da subsecretaria de fiscalização e controle do sistema integrado de saúde do Senado Federal
Autor(es): Ribeiro, Saulo Kleber Rodrigues
Orientador(es): Souza, Giovanni Carluccio de
Assunto: Teorias motivacionais
Secretaria do sistema integrado de saúde do Senado Federal
Data de apresentação: 24-Set-2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: RIBEIRO, Saulo Kleber Rodrigues. Motivação ocupacional um estudo de caso com colaboradores da subsecretaria de fiscalização e controle do sistema integrado de saúde do Senado Federal. 2011. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam o desempenho dos colaboradores da Subsecretaria de Fiscalização e Controle do Sistema Integrado de Saúde do Senado Federal (SSFISC). Para isso, foi realizada pesquisa quantitativa, classificada quanto aos fins como descritiva, e, quanto aos meios de investigação, como bibliográfica e de campo. O referencial teórico aborda as principais teorias motivacionais, sendo utilizada como referencial conceitual a Teoria das Expectativas, de Victor Vroom, que considera que a motivação é um processo em que as escolhas são determinadas conforme o indivíduo percebe as conseqüências de cada comportamento. O instrumento de pesquisa aplicado foi o Inventário de Motivação e Satisfação no Trabalho – IMST, elaborado por Borges e Alves Filho (2003). Foram utilizadas questões da segunda parte, as quais viabilizam a identificação das expectativas e da percepção concreta dos colaboradores da SSFISC acerca dos fatores motivacionais relacionados a Auto-Expressão no Trabalho, Responsabilidade, Recompensa Econômica, Condições de Trabalho e a fatores de Desgaste e Desumanização. Os resultados obtidos demonstram a existência de um distanciamento entre as expectativas dos colaboradores e a percepção concreta da realidade. Os resultados disponibilizam também relevantes informações que podem subsidiar a atuação dos gestores no sentido de implementar ações motivadoras no trabalho, o que, além de melhorar a satisfação pessoal do colaborador, pode incrementar a qualidade do serviço prestado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons