Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GiovannaGoncalvesAtrock_tcc.pdf683,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A naturalização da violência contra mulheres no jornal on-line Metrópoles de Brasília : as narrativas de um silêncio compelido
Autor(es): Atrock, Giovanna Gonçalves
Orientador(es): Resende, Viviane de Melo
Assunto: Jornalismo eletrônico
Feminicídio
Violência contra as mulheres
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 26-Abr-2021
Referência: ATROCK, Giovanna Gonçalves. A naturalização da violência contra mulheres no jornal on-line Metrópoles de Brasília: as narrativas de um silêncio compelido. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este artigo investiga os textos publicados em março de 2019 no jornal web Metrópoles sobre a temática do feminicídio. Neste recorte temporal, mapeia-se 34 textos por meio da intertextualidade e das temáticas articuladas em cada voz. As análises apresentadas têm por base teórica-metodológica a análise de discurso crítica e a aplicabilidade no estudo sobre violência de gênero. Os resultados de análise inspiram uma naturalização da violência contra as mulheres, com uma retórica naturalizada, influenciada pelo patriarcado, associadas aos conteúdos ecoados nas vozes, o que gera uma interpretação errônea a respeito da problemática. Desvalorizando, assim, o sofrimento das mulheres representadas nos textos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.