Título: | Socioeducação e linguagem : variação linguística em textos de adolescentes em privação de liberdade |
Autor(es): | Santos, Matheus Bacelar dos |
Orientador(es): | Pacheco, Cíntia da Silva |
Assunto: | Socioeducação Adolescentes em privação de liberdade Sociolinguística Escrita Variação linguística Gêneros textuais |
Data de apresentação: | 27-Dez-2020 |
Data de publicação: | 26-Abr-2021 |
Referência: | SANTOS, Matheus Bacelar dos. Socioeducação e linguagem: variação linguística em textos de adolescentes em privação de liberdade. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Por meio de produções realizadas por adolescentes em Unidades de Internação
(UnI), este trabalho abordará variações linguísticas e estilísticas advindas da escrita de
diferentes gêneros textuais pelos jovens em situação de liberdade restrita sob perspectiva da
Sociolinguística Variacionista, inaugurada por Labov, Weireich e Herzog a partir da década
de 1960. O intuito deste artigo é elencar as variações linguísticas mais recorrentes dos textos
de adolescentes com liberdade restrita, encontradas também em outros textos da mesma
faixa etária de estudantes do ensino regular que não cumprem internação estrita e nem
medidas socioeducativas e discutir questões sociais imbuídas em preconceitos e pré-
conceitos nessa comunidade de prática. O objetivo final é obter uma base linguística advinda
do uso do material coletado e analisado para a formulação de um curso que será montado
com enfoque na escrita criativa, a fim de assegurar o direito à educação dos internos. Já nota-
se, por meio dos relatos, a insatisfação dos jovens com a falta de acesso e também com o
olhar social estigmatizado (INESC, 2019). |
Abstract: | Through productions made by adolescentes in inpatient units (IUn), this work will
address linguistic and stylistic variations arising from the writing of different textual genres by
young people in situation of restricted freedom from the perspective of Variationist
Sociolinguistic, opened by Labov, Weireich and Herzog from the 1960s. The purpose of this
article is to list the most recurrent linguistic variations in the texts of adolescents with restricted
freedom, also found in other texts of the same age group of regular school students who do
not comply with strict hospitalization or socio-educational measures and to discuss social
issues imbued with prejudices and preconceptions in this community of practice. The final
objective is to obtain a linguistic base from the use of the material collected and analyzed for
the formulation of a class that will be set up with a focus on creative writing, in order to ensure
the right to education for inmates. It is already possible to note, through the reports, the
dissatisfaction of young people with the lack of access and also with the stigmatized social eye
(INESC, 2019). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.