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Título: Socioeducação e linguagem : variação linguística em textos de adolescentes em privação de liberdade
Autor(es): Santos, Matheus Bacelar dos
Orientador(es): Pacheco, Cíntia da Silva
Assunto: Socioeducação
Adolescentes em privação de liberdade
Sociolinguística
Escrita
Variação linguística
Gêneros textuais
Data de apresentação: 27-Dez-2020
Data de publicação: 26-Abr-2021
Referência: SANTOS, Matheus Bacelar dos. Socioeducação e linguagem: variação linguística em textos de adolescentes em privação de liberdade. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Por meio de produções realizadas por adolescentes em Unidades de Internação (UnI), este trabalho abordará variações linguísticas e estilísticas advindas da escrita de diferentes gêneros textuais pelos jovens em situação de liberdade restrita sob perspectiva da Sociolinguística Variacionista, inaugurada por Labov, Weireich e Herzog a partir da década de 1960. O intuito deste artigo é elencar as variações linguísticas mais recorrentes dos textos de adolescentes com liberdade restrita, encontradas também em outros textos da mesma faixa etária de estudantes do ensino regular que não cumprem internação estrita e nem medidas socioeducativas e discutir questões sociais imbuídas em preconceitos e pré- conceitos nessa comunidade de prática. O objetivo final é obter uma base linguística advinda do uso do material coletado e analisado para a formulação de um curso que será montado com enfoque na escrita criativa, a fim de assegurar o direito à educação dos internos. Já nota- se, por meio dos relatos, a insatisfação dos jovens com a falta de acesso e também com o olhar social estigmatizado (INESC, 2019).
Abstract: Through productions made by adolescentes in inpatient units (IUn), this work will address linguistic and stylistic variations arising from the writing of different textual genres by young people in situation of restricted freedom from the perspective of Variationist Sociolinguistic, opened by Labov, Weireich and Herzog from the 1960s. The purpose of this article is to list the most recurrent linguistic variations in the texts of adolescents with restricted freedom, also found in other texts of the same age group of regular school students who do not comply with strict hospitalization or socio-educational measures and to discuss social issues imbued with prejudices and preconceptions in this community of practice. The final objective is to obtain a linguistic base from the use of the material collected and analyzed for the formulation of a class that will be set up with a focus on creative writing, in order to ensure the right to education for inmates. It is already possible to note, through the reports, the dissatisfaction of young people with the lack of access and also with the stigmatized social eye (INESC, 2019).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.
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