Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27276
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GuilhermeNSouza_tcc.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo de modelos de previsão lineares em séries temporais
Autor(es): Souza, Guilherme Neves
Orientador(es): Caetano, Marcos Fagundes
Assunto: Séries temporais
Modelos lineares (Computação)
Data de apresentação: 8-Dez-2020
Data de publicação: 22-Abr-2021
Referência: SOUZA, Guilherme Neves. Um estudo de modelos de previsão lineares em séries temporais. 2020. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Modelos de previsão lineares são usados um uma variedade de cenários diferentes, alguns desses modelos dependem apenas de poucas variáveis para gerar previsões relevantes. No contexto da comunicação sem fios existe uma necessidade crescente na otimização da caracterização do usuário primário. Nesse ambiente onde a economia na transmissão de informações é importante, foi considerado o uso de modelos lineares para realizar essa caracterização. Nesse documento um estudo dos modelos AR, MA, ARMA e ARIMA é feito, de modo a explorar seus limites em três series de tempo bastante distintas, com o objetivo de compreender em quais cenários os modelos lineares poderiam ser melhor aplicados. Esse estudo é feito de modo a comparar os resultados de previsões que utilizam desses quatro métodos, evidenciando a eficácia de cada um deles.
Abstract: Linear Prediction Models are used in a variety of different scenarios, some of these models depend only of a few variables to generate relevant predictions. On the subject of Wireless comunication there is a rising need of primary characterization optimization. Where economy in trasnmission is crucial, linear prediction models where considered to do this characterization. In this document a study on AR, MA, ARMA and ARIMA models where made, in order to explore their limits, using three datasets. This study is made by comparing the prediction results that are utilised by these four methods, pointing at the efficiency of each of them.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.