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Título: Estudantes trabalhadores do noturno : acesso, permanência e democratização da educação superior
Autor(es): Lopes, Danuza Darc Reis
Orientador(es): Gomes Júnior, Newton Narciso
Assunto: Estudantes
Educação e trabalho
Ensino superior
Evasão universitária
Democratização da educação
Data de apresentação: 15-Ago-2017
Data de publicação: 20-Abr-2021
Referência: LOPES, Danuza Darc Reis. Estudantes trabalhadores do noturno: acesso, permanência e democratização da educação superior. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as condições do estudante-trabalhador, de que forma acessa o ensino superior, como permanece nele e quais os impactos essa combinação pode trazer durante a formação. Pensando assim, e observado que o tema faz parte da realidade de muitos estudantes, busca-se compreender quais as dificuldades encontradas durante essa jornada, de que forma é possível conciliar estudo e trabalho, e se essa combinação pode prejudicar o desempenho acadêmico do aluno. O referencial teórico buscou abordar alguns elementos relacionados ao tema deste trabalho, quais sejam: o contexto histórico da educação superior no Brasil e os estudantes trabalhadores, o acesso e permanência dos estudantes-trabalhadores e o perfil socioeconômico dos estudantes do noturno com base nos dados do questionário introdutório para os estudantes que realizaram o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2015. Conclui-se basicamente que coexistência entre trabalho e estudo afeta na qualidade da formação do estudante trabalhador.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
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