Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27262
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoaoMarceloChaves_tcc.pdf7,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de monitoramento de redes de fibra óptica : desenvolvimento e projeto voltados à experiência do usuário
Autor(es): Chaves, João Marcelo N.
Orientador(es): Drummond, André Costa
Assunto: Redes ópticas
Interfaces de usuário (Sistema de computador)
Interação homem-máquina
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 19-Abr-2021
Referência: CHAVES, João Marcelo N.. Sistema de monitoramento de redes de fibra óptica: desenvolvimento e projeto voltados à experiência do usuário. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo expor o desenvolvimento de uma interface de um sistema de gerenciamento de redes de fibras ópticas, com foco voltado ao usuário. O sistema de gerenciamento desenvolvido, por ser um software complexo, se beneficia de um desenvolvimento voltado ao usuário e, consequentemente, suas principais necessidades são priorizadas, levando a uma satisfação do cliente com o sistema. Métodos de verificação de interfaces foram aplicados e ficou constatada grande satisfação do usuário final com o sistema desenvolvido. Além disso, verificou-se um alto número de acertos, nas tarefas propostas para o usuário, em comparação com os erros por ele cometidos ao tentar executar determinados fluxos. Melhorias em certos cursos de trabalho atuais do sistema ainda precisam ser revisadas e implementadas para compreender totalmente as reais necessidades do usuário final e, consequentemente, aumentar a eficiência de trabalho do usuário.
Abstract: This work exposes the software development, with user-centered techniques, of an interface of an optical fiber network management system. Being a complex system, this software benefits from user-centered designs and development, making user needs always fulfilled and, hence, taking user satisfaction levels to a higher step. Interface verification methods were used to prove this work and, as expected, it revealed a great client satisfaction and, furthermore, it was observed, in the usability test, great numbers of hits when comparing with the misses. Nevertheless, the interface still needs improvements with some work flows to make it ideal for the user and hence produce the desired user efficiency gains.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.