Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BarbaraCruchello_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Se tá bagunçado é porque tá vendendo” : etnografia e análise da sociabilidade e do consumo de roupas em um brechó
Autor(es): Cruchello, Bárbara
Orientador(es): Barretto Filho, Henyo Trindade
Assunto: Consumo consciente
Moda - sustentabilidade
Consumo sustentável
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 17-Abr-2021
Referência: CRUCHELLO, Bárbara. “Se tá bagunçado é porque tá vendendo”: etnografia e análise da sociabilidade e do consumo de roupas em um brechó. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia pretende analisar e apreender as dinâmicas de sociabilidade e consumo no Lu’s Brechó, localizado no Setor Comercial Sul (SCS) - DF. O SCS é um espaço voltado para o comércio de diferentes produtos e conta com restaurantes, lojas de roupas, lojas de suplementos, e camelôs que se organizam pelos blocos que compõe o SCS. A partir do contato com a Luciene, proprietária do brechó, e suas clientes fui percebendo como a construção das relações sociais dentro desse espaço possibilitava a expressão de redes que vão além da compra e da venda de vestuário. Além disso, na tentativa de apresentar o que as clientes comunicam ao realizarem compras no brechó, dialogo com textos analíticos acerca do consumo e da moda nas ciências sociais. Por fim, busco descrever fisicamente o brechó; apresento a trajetória da Luciene; e reflito acerca do crescimento do mercado dos brechós no Brasil nos últimos anos a partir de duas entradas: a sustentabilidade e a internet.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.