Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27251
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JuliaLuciaHelenaLauriola_tcc.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre fronteiras e histórias : vivências de crianças imigrantes venezuelanas em Roraima – RR
Autor(es): Lauriola, Julia Lucia Helena
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Coorientador(es): Hartmann, Luciana
Assunto: Imigrantes
Crianças
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 17-Abr-2021
Referência: LAURIOLA, Julia Lucia Helena. Entre fronteiras e histórias: vivências de crianças imigrantes venezuelanas em Roraima – RR. 2020. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho busca colocar em debate algumas questões migratórias com as questões de infância a partir de narrativas de crianças imigrantes venezuelanas que fazem parte do Projeto da Casa da Música, em Pacaraima – Roraima. A escrita deste texto foi realizada dentro do contexto pandêmico de 2020, que atravessa a vida dessas crianças e influencia diretamente na metodologia da pesquisa. Um estudo de caso de uma criança venezuelana que é impedida de voltar ao seu país de origem em função do fechamento das fronteiras decorrentes da pandemia é um dos principais focos da pesquisa. Como a criança vivenciou esse processo? Qual foi o contexto dessa imigração forçada? Partindo da experiência presencial vivida em 2019, descrevo e analiso as atividades do Projeto da Casa da Música, antes e depois da pandemia, na tentativa de dar mais visibilidade a esse projeto que acolhe crianças imigrantes e refugiadas em Pacaraima, que oferece aulas de português, ensina música e fornece refeições à estas crianças. Como a pandemia afetou os encontros do projeto antes realizados diariamente? Quais são as novas estratégias criadas para lidar com esse novo contexto pandêmico? Analiso ainda também materiais audiovisuais realizados por algumas crianças do projeto já no contexto da pandemia, nos quais elas narram suas trajetórias e seu processo migratório da Venezuela para o Brasil. Priorizar o ponto de vista da criança como centro é a característica principal dessa pesquisa, que se alinha teoricamente ao campo dos estudos da infância na antropologia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.