Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27249
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeticiaMaiaDePaulaPinto_tcc.pdf3,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: "É muito mais do que uma simples misturinha" : um estudo sobre cosmetologia natural, mulheres e as suas conexões
Autor(es): Pinto, Letícia Maia de Paula
Orientador(es): Froehlich, Graciela
Assunto: Cosméticos
Produtos naturais
Beleza feminina (Estética)
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 17-Abr-2021
Referência: PINTO, Letícia Maia de Paula. "É muito mais do que uma simples misturinha": um estudo sobre cosmetologia natural, mulheres e as suas conexões. 2019. f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta é uma pesquisa etnográfica sobre cosméticos naturais artesanais, mulheres e as conexões existentes entre esses dois universos. Por meio de um mapeamento feito através do Instagram de marcas de cosméticos naturais, observação participante de cursos presenciais que trataram de forma teórica e prática este tema e entrevistas semi-estruturadas com mulheres produtoras e vendedoras destes produtos em Brasília, alguns contextos e temáticas mostraram-se extremamente relevantes para as análises feitas. Primeiramente, as noções e concepções a respeito do que é – e não é – um cosmético natural. Neste aspecto, as matérias-primas e o feitio artesanal são as principais características dessas composições. Em seguida, as diversas relações que são estabelecidas entre cosméticos naturais, mulheres e natureza, além das conexões existentes entre estes elementos e alguns saberes tidos como “ancestrais”. Por fim, foram feitas algumas breves reflexões sobre todo este contexto e a associação com algumas ideologias como, principalmente, o Feminismo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.