Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Patrícia Cristina da Silva | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Perla | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Perla. “Sim, senhor!”: disciplinamento nos colégios cívico-militares, silenciamento e negação de direitos de crianças e adolescentes. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda como o processo de militarização das escolas públicas no Distrito
Federal negligencia a legislação sobre a qual deveria se erguer qualquer outra normativa que
verse sobre políticas e ações voltadas a crianças e adolescentes. Assim, por meio da análise de
artigos específicos do regulamento e dosregimentos adotados pelos Colégios Cívico-Militares
do Distrito Federal - CCMDF, que giram sobretudo em torno da disciplina como um meio e um
fim a ser alcançado, este trabalho procura demonstrar que os princípios que regem a Convenção
sobre os Direitos da Criança, e, por conseguinte, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança
e do Adolescente são violados naqueles regulamentos e regimentos. Não obstante o eixo sobre
o qual gravita o modelo dos CCMDF (a disciplina), a militarização das escolas recupera e dá
nova aplicação às práticas correcionais existentes à época em que vigia o antigo código de
menores. A partir dessa análise comparativa descobrimos que a militarização das escolas é
incompatível com a legislação relativa à infância e a adolescência vigente no país e com um
sistema de educação universal que visa a emancipação e a formação para a cidadania, porque
silencia e nega direitos de crianças e adolescentes, operando, assim, um verdadeiro retrocesso
no que diz respeito às conquistas de direitos humanos de crianças e adolescentes no país. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação militar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos das crianças | pt_BR |
dc.title | “Sim, senhor!” : disciplinamento nos colégios cívico-militares, silenciamento e negação de direitos de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T22:16:17Z | - |
dc.date.available | 2021-04-14T22:16:17Z | - |
dc.date.submitted | 2020-10-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27234 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article addresses how the process of militarization of public schools in the Federal District
neglects the legislation on which any other legislation should be built regarding policies and
actions aimed at children and adolescents. Thus, through the analysis of specific articles in the
regulations and regiment adopted by the Civic-Military Colleges of the Federal District
(CCMDF), which mainly revolve around discipline as a means and an end to be achieved, this
work seeks to demonstrate that the principles governing the Convention on the Rights of the
Child, and therefore the Federal Constitution and the Statute of the Child and Adolescent, are
violated in those regulations and regiment. Despite the axis on which the CCMDF model (the
discipline) is based, the militarization of schools recovers and gives new application to the
correctional practices that existed at the time when the old code of minors was in force. From
this comparative analysis we discover that the militarization of schools is incompatible with the
legislation on children and adolescents in force in the country and with a system of universal
education that aims at emancipation and training for citizenship, because it silences and denies
the rights of children and adolescents, thus operating a real step backwards in terms of the
human rights achievements of children and adolescents in the country. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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