Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Garcia, Fernanda de Deus | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ingrid Stephane Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ingrid Stephane Rodrigues. Integração escolar de alunos imigrantes: análise de cartilhas e estudos de caso. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem o objetivo de analisar como se dá o acolhimento e a integração de
alunos imigrantes no sistema escolar brasileiro. Para isso, analisamos cartilhas e documentos
de orientação. Ademais, também trouxemos três pesquisas sobre migração e educação, que
fazem análises de casos de escolas que recebem estudantes imigrantes. O foco é entender se
foram adotadas políticas linguísticas e em que consistiram, assim como analisar a forma como
as escolas têm lidado com a integração e adaptação dos alunos imigrantes, em especial no que
tange o aspecto linguístico. A partir da pesquisa bibliográfica e documental realizada, observase que os alunos imigrantes ainda enfrentam dificuldades nas escolas, principalmente em
relação ao aprendizado do português no período inicial de adaptação, o que traz consequências
para a socialização e o rendimento escolar. A análise comparativa dos documentos orientadores
e dos estudos de caso nos mostra que, apesar das orientações das cartilhas, a responsabilidade
do processo adaptativo das crianças imigrantes ainda recai sobre os professores e as escolas de
forma local e pontual. Espera-se que este artigo possa contribuir para criação de políticas que
ajudem a melhorar a integração escolar dos alunos imigrantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imigrantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integração social | pt_BR |
dc.title | Integração escolar de alunos imigrantes : análise de cartilhas e estudos de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T20:53:13Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T20:53:13Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27181 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to analyze how the welcoming and the integration of migrant students
in the Brazilian school system happens. For this, we analyzed booklets and guidance
documents. Furthermore, we also brought three studies about migration and education, which
analyze the cases of schools that welcome immigrant students. The focus is on understanding
whether language policies have been adopted and what have consisted of, as well as analyzing
how schools have dealt with the integration and adaptation of migrant students, in particular
regarding the linguistic aspect. From the bibliographic and documentary research conducted,
we observed that migrant students still face difficulties in schools, mainly in relation to learning
Portuguese in the initial period of adaptation, which has consequences on their socialization
and school performance. The comparative analysis of the guiding documents and the case
studies shows that, despite the guidelines in the booklets, the responsibility for the adaptive
process of migrant children still lies with teachers and schools. It is expected that this article
contributes to the creation of policies that help improve the school integration of migrant
students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
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