Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IngridStephaneRodriguesSousa_tcc.pdf161,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGarcia, Fernanda de Deus-
dc.contributor.authorSousa, Ingrid Stephane Rodrigues-
dc.identifier.citationSOUSA, Ingrid Stephane Rodrigues. Integração escolar de alunos imigrantes: análise de cartilhas e estudos de caso. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem o objetivo de analisar como se dá o acolhimento e a integração de alunos imigrantes no sistema escolar brasileiro. Para isso, analisamos cartilhas e documentos de orientação. Ademais, também trouxemos três pesquisas sobre migração e educação, que fazem análises de casos de escolas que recebem estudantes imigrantes. O foco é entender se foram adotadas políticas linguísticas e em que consistiram, assim como analisar a forma como as escolas têm lidado com a integração e adaptação dos alunos imigrantes, em especial no que tange o aspecto linguístico. A partir da pesquisa bibliográfica e documental realizada, observase que os alunos imigrantes ainda enfrentam dificuldades nas escolas, principalmente em relação ao aprendizado do português no período inicial de adaptação, o que traz consequências para a socialização e o rendimento escolar. A análise comparativa dos documentos orientadores e dos estudos de caso nos mostra que, apesar das orientações das cartilhas, a responsabilidade do processo adaptativo das crianças imigrantes ainda recai sobre os professores e as escolas de forma local e pontual. Espera-se que este artigo possa contribuir para criação de políticas que ajudem a melhorar a integração escolar dos alunos imigrantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordImigrantespt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordIntegração socialpt_BR
dc.titleIntegração escolar de alunos imigrantes : análise de cartilhas e estudos de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T20:53:13Z-
dc.date.available2021-04-08T20:53:13Z-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27181-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to analyze how the welcoming and the integration of migrant students in the Brazilian school system happens. For this, we analyzed booklets and guidance documents. Furthermore, we also brought three studies about migration and education, which analyze the cases of schools that welcome immigrant students. The focus is on understanding whether language policies have been adopted and what have consisted of, as well as analyzing how schools have dealt with the integration and adaptation of migrant students, in particular regarding the linguistic aspect. From the bibliographic and documentary research conducted, we observed that migrant students still face difficulties in schools, mainly in relation to learning Portuguese in the initial period of adaptation, which has consequences on their socialization and school performance. The comparative analysis of the guiding documents and the case studies shows that, despite the guidelines in the booklets, the responsibility for the adaptive process of migrant children still lies with teachers and schools. It is expected that this article contributes to the creation of policies that help improve the school integration of migrant students.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.