Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Charles Rocha | - |
dc.contributor.author | Pereira, Bianca Nathália da Silva | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Bianca Nathália da Silva. Audiodescrição de desenhos infantis para crianças cegas: uma análise da "Turma da Mônica - o corpo fala". 2020. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o episódio “O Corpo Fala”, do desenho animado "Turma da Mônica", de
Maurício de Souza, como estratégia para práticas inclusivas para crianças cegas, tendo como
recorte a Audiodescrição – AD. A AD é uma forma de estimular a imaginação da criança cega
por meio de desenhos animados, filmes, entre outros, referentes do domínio audiovisual que
fazem parte do itinerário formativo de qualquer estudante. Nesse sentido, recorre-se as políticas
públicas que subsidiam esse recurso inclusivo, por meio do estudo de diretrizes e parâmetros
alinhados à proposta. Sobre os objetivos, o objetivo geral é investigar os critérios para realizar
a audiodescrição em desenhos infantis, atendendo a crianças cegas ou com baixa visão.
Caracterizar a audiodescrição infantil, que é diferente da de adultos, trata-se do objetivo
específico. No que diz respeito à metodologia, emprega-se a pesquisa qualitativa, com
embasamento bibliográfico, por meio da análise do desenho animado supracitado, alinhado às
concepções teóricas mencionadas. Em tal contexto, ressalta -se as contribuições de COSTA
(2014); FILHO (2010) e FRANCO, e o Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiodescrição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças deficientes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção audiovisual | pt_BR |
dc.title | Audiodescrição de desenhos infantis para crianças cegas : uma análise da "Turma da Mônica - o corpo fala" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-07T21:21:18Z | - |
dc.date.available | 2021-04-07T21:21:18Z | - |
dc.date.submitted | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27162 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work analyzes the episode "O Corpo Fala" (The Body Speaks), from the cartoon "Turma
da Mônica" (Monica's Gang), by Maurício de Souza, as a strategy for inclusive practices for
blind children, having as a cut to Audio description - AD. The AD is a way to stimulate the
imagination of blind children through cartoons, films, among others, referring to the audiovisual
domain that are part of the formative itinerary of any student. In this sense, public policies that
subsidize this inclusive resource are used, through the study of guidelines and parameters
aligned to the proposal. Regarding the objectives, the general objective is to investigate the
criteria to perform the audio description in children's drawings, attending blind children or
children with low vision. The specific objective is to characterize children's audio description,
which is different from that of adults. Regarding the methodology, qualitative research is used,
with bibliographic basis, through the analysis of the cartoon mentioned above, aligned with the
theoretical concepts mentioned. In this context, the contributions of COSTA (2014); FILHO
(2010) and FRANCO, and the Guide to Accessible Audiovisual Productions (Guia para
Produções Audiovisuais Acessíveis). | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
|