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dc.contributor.advisorTeixeira, Charles Rocha-
dc.contributor.authorPereira, Bianca Nathália da Silva-
dc.identifier.citationPEREIRA, Bianca Nathália da Silva. Audiodescrição de desenhos infantis para crianças cegas: uma análise da "Turma da Mônica - o corpo fala". 2020. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o episódio “O Corpo Fala”, do desenho animado "Turma da Mônica", de Maurício de Souza, como estratégia para práticas inclusivas para crianças cegas, tendo como recorte a Audiodescrição – AD. A AD é uma forma de estimular a imaginação da criança cega por meio de desenhos animados, filmes, entre outros, referentes do domínio audiovisual que fazem parte do itinerário formativo de qualquer estudante. Nesse sentido, recorre-se as políticas públicas que subsidiam esse recurso inclusivo, por meio do estudo de diretrizes e parâmetros alinhados à proposta. Sobre os objetivos, o objetivo geral é investigar os critérios para realizar a audiodescrição em desenhos infantis, atendendo a crianças cegas ou com baixa visão. Caracterizar a audiodescrição infantil, que é diferente da de adultos, trata-se do objetivo específico. No que diz respeito à metodologia, emprega-se a pesquisa qualitativa, com embasamento bibliográfico, por meio da análise do desenho animado supracitado, alinhado às concepções teóricas mencionadas. Em tal contexto, ressalta -se as contribuições de COSTA (2014); FILHO (2010) e FRANCO, e o Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordAudiodescriçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenho animadopt_BR
dc.subject.keywordCrianças deficientes visuaispt_BR
dc.subject.keywordProdução audiovisualpt_BR
dc.titleAudiodescrição de desenhos infantis para crianças cegas : uma análise da "Turma da Mônica - o corpo fala"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-07T21:21:18Z-
dc.date.available2021-04-07T21:21:18Z-
dc.date.submitted2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27162-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work analyzes the episode "O Corpo Fala" (The Body Speaks), from the cartoon "Turma da Mônica" (Monica's Gang), by Maurício de Souza, as a strategy for inclusive practices for blind children, having as a cut to Audio description - AD. The AD is a way to stimulate the imagination of blind children through cartoons, films, among others, referring to the audiovisual domain that are part of the formative itinerary of any student. In this sense, public policies that subsidize this inclusive resource are used, through the study of guidelines and parameters aligned to the proposal. Regarding the objectives, the general objective is to investigate the criteria to perform the audio description in children's drawings, attending blind children or children with low vision. The specific objective is to characterize children's audio description, which is different from that of adults. Regarding the methodology, qualitative research is used, with bibliographic basis, through the analysis of the cartoon mentioned above, aligned with the theoretical concepts mentioned. In this context, the contributions of COSTA (2014); FILHO (2010) and FRANCO, and the Guide to Accessible Audiovisual Productions (Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis).pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



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