Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Renata Alves | - |
dc.contributor.author | Ataide, Camila Bezerra Vieira de | - |
dc.identifier.citation | ATAIDE, Camila Bezerra Vieira de. “Comida de verdade?’’: representações dos pratos apresentados por nutricionistas influenciadores digitais no Instagram. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: o aumento do uso das redes sociais para busca dos mais variados assuntos vem
ganhando atenção por consequência do impacto que elas podem ter em seus usuários. Uma vez
que o nutricionista é um profissional que pode qualificar a informação disponibilizada nas
mídias sociais é relevante identificar como este apresenta a alimentação nesses meios. Objetivo:
compreender como os nutricionistas apresentam o alimento dentro do contexto da
comensalidade digital no Instagram, de forma a identificar e caracterizar perfis de alimentos,
porções e demais elementos apresentados no prato da refeição do almoço desses profissionais.
Materiais e Métodos: trata-se de um estudo exploratório de abordagem quanti-qualitativa a
partir da análise de 10 perfis de nutricionistas no Instagram com 29 postagens de pratos de
almoço no período de maio/junho de 2019, a análise textual da descrição e das legendas foi
feita pelo software Iramuteq. Resultados/Discussão: os resultados apresentados expressam o
discurso de importância da alimentação in natura, modos de preparo com baixo teor de gorduras
e o discurso do nutricionista atrelado ao verbete ‘não’. Também foi notada a falta de alimentos
básicos na alimentação brasileira como arroz branco e feijão, assim como ficou evidente a
importância que o nutricionista dá à imagem que passa por meio das hashtags. Considerações
finais: O Instagram pode ser uma via para a educação alimentar e nutricional e promoção de
saúde, porém, os profissionais devem apresentar uma alimentação saudável de forma global e
não só no contexto nutricional. Apesar do número restrito de perfis observados e do período
limitado foi possível compreender o que é retratado pelos nutricionistas nas postagens sobre as
refeições do almoço feitas em suas respectivas contas. Para estudos futuros, é interessante
analisar também seus respectivos comentários, para que dessa forma a reação e a fala do
seguidor também sejam consideradas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nutricionistas - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Influenciadores digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.title | “Comida de verdade?’’ : representações dos pratos apresentados por nutricionistas influenciadores digitais no Instagram | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T12:33:51Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T12:33:51Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27130 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: The increased use of social networks to search for variety of subjects has been
gaining attention due to the impact they can have on their users. Once the nutritionist is a
professional who can qualify the information available on social media is relevant to identify
how it presents the food in these places. Objective: To understand how nutritionists present
food within the context of digital commensality on Instagram, in order to identify and
characterize food profiles, portions and other elements presented on the plate of the main meal
of these professionals. Materials and Methods: This is an exploratory study of a quantitative
and qualitative approach based on the analysis of 10 Instagram nutritionist profiles with 29
lunch dishes posts in May / June 2019. A textual analysis of the description and subtitles was
made by the Iramuteq software. Results/Discussion: the results showed words that express the
importance of eating non processed food, low fat preparation modes and the nutritionists’
speech linked to the entry 'no'. It was also noted the lack of staple foods in Brazilian food such
as white rice and beans, as it was evident the importance that the nutritionists give to the image
presented through the hashtags. Final thoughts: Instagram can be a way for food and nutrition
education and health promotion, but professionals must present a healthy diet globally and not
just for the nutritional context. Despite the limited sample and timeframe, it was possible to
begin to understand what is passed on by nutritionists on the posts on their respective accounts.
For future studies, it is also interesting to analyze the comments on posts so that the follower's
reaction and speech can also be considered. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Nutrição
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