Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2713
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_UbaldoJoseRodriguesEiras.pdf869,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivação no trabalho : direcionamento das ações motivacionais no dia-a-dia organizacional em um banco público no DF
Autor(es): Eiras, Ubaldo José Rodrigues
Orientador(es): Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Sinergia
Motivação no trabalho
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: EIRAS, Ubaldo José Rodrigues. Motivação no trabalho: direcionamento das ações motivacionais no dia-a-dia organizacional em um banco público no DF. 2011. 60 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Motivação é ato ou efeito de motivar; palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. O objetivo deste trabalho foi o de apurar qual o nível de motivação dos funcionários de um banco público, considerando as diversidades de idade, tempo de banco, sexo, nível funcional, escolaridade e nível de renda, a partir da realização de pesquisa pelo método quantitativo, ao amparo de um questionário validado, produzido por Alves Filho, A.; Borges, L. O (2001), e dos parâmetros motivacionais referendados com o intuito de promover a análise dos dados obtidos, pontuar e deduzir como resultado o nível de motivação dos funcionários do banco sob enfoque. Foram detectados dois fatores para significado do trabalho – atributos valorativos e descritivos, além de motivadores no trabalho – valência, expectativa e instrumentalidade – e avaliação das qualidades psicométricas. Participaram da entrevista 34 funcionários, de uma população de 42 bancários de níveis diferenciados. Dos questionários respondidos os dados foram transcritos a uma planilha Excel e os resultados se revelaram pela análise fatorial destes, em se considerando cada componente dos fatores e calculado os coeficientes de cada um dos atributos separadamente. O instrumento apresentou qualidades psicométricas que atenderam ao objeto deste. Quando da realização da análise dos dados, apurou-se a Força Motivacional (FM) e concluiu-se que o nível foi considerado alto, em termos comparativos ao referencial, ratificando que a sinergia entre os funcionários e a empresa, esta representada pelos seus gestores, indica como o caminho certo à gestão de pessoas no banco público analisado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
Curso de Graduação de Administração à Distância.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons