Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27129
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrunoPaixaoDutra_tcc.pdf912,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização química e análise do potencial antimicrobiano de sementes de abóbora (Cucurbita Jacarezinho, Cucurbita Pepo e Cucurbita Moranga)
Autor(es): Dutra, Bruno Paixão
Orientador(es): Pineli, Lívia de Lacerda de Oliveira
Assunto: Abóbora
Sementes
Óleos vegetais
Alimentos - composição
Alimentos - qualidade
Alimentos - análise
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 6-Abr-2021
Referência: DUTRA, Bruno Paixão. Caracterização química e análise do potencial antimicrobiano de sementes de abóbora (Cucurbita Jacarezinho, Cucurbita Pepo e Cucurbita Moranga). 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O gênero Cucurbita, mais conhecida como “abóbora”, é cultivada no Brasil e em diversos lugares do mundo, possuindo diversas espécies que se diferenciam de acordo com as condições climáticas e do solo em que são plantadas. Todos elas desempenham papel importante na economia, agricultura e alimentação, onde quer que sejam cultivadas. A abóbora, é aproveitada em sua integralidade, inclusive suas sementes, que são consumidas em sua forma seca ou na forma de óleo, mediante sua extração. Este estudo, teve como objetivo caracterizar a composição química das sementes e dos óleos das espécies Curcubita Jacarezinho, Curcubita Pepo e Curcubita Moranga, assim como, realizar a análise do potencial antimicrobiano destas. As espécies apresentaram, em sua composição centesimal valores entre 9,32 e 9,76% para umidade, 25,33 e 28,97% para proteínas, 14,02 e 20,66% para lipídeos, 36,06 e 46,82% para carboidratos e de 4,26 e 5,76% para cinzas. Na análise química dos óleos foram encontrados índices de iodo entre 69,22 e 88,26 g I2/100g, índice de peróxidos entre 1,01 e 14,06 meq/kg e índice de acidez de 0,15 a 0,26 mg NaOH/g. Sobre a análise do potencial antimicrobiano, o estudo, por meio da metodologia utilizada, não observou potencial antimicrobiano para nenhuma das espécies analisadas. Os resultados apresentados pelo estudo, foram suficientes para evidenciar um importante potencial na utilização das sementes e dos óleos de abóbora, tanto para a inclusão na alimentação humana quanto para utilização dos compostos pela indústria alimentícia, a fim de aumentar a vida de prateleira e fortificar, nutricionalmente, produtos que os utilizem na sua composição.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.