Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27127
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrendaRebecaAlvesMachado_tcc.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gravidade clínica e estado nutricional de pessoas com epidermólise bolhosa
Autor(es): Machado, Brenda Rebeca Alves
Orientador(es): Dutra, Eliane Said
Coorientador(es): Togo, Camille Cristine Gomes
Assunto: Doenças hereditárias
Doenças raras
Nutrição - avaliação
Índice de massa corporal
Acompanhamento nutricional
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 6-Abr-2021
Referência: MACHADO, Brenda Rebeca Alves. Gravidade clínica e estado nutricional de pessoas com epidermólise bolhosa. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A epidermólise bolhosa (EB), é uma doença genética rara, complexa onde ocorrem bolhas na pele e nas mucosas do corpo. A gravidade clínica, assim como o comprometimento do estado nutricional das pessoas com a doença, depende tipo/classificação, áreas afetadas e repercussões locais ou sistêmicas. Objetivo: Avaliar a gravidade clínica e o estado nutricional de pessoas com EB assistidas no Hospital Universitário de Brasília. Metodologia: Aplicou-se o instrumento “The Birmingham Epidermolysis Bullosa Severity (BEBS) que, entre outros itens, avalia subjetivamente o comprometimento nutricional. Para analisar esse item de forma mais objetiva foi proposta uma discriminação de pontuação do item a partir da estimativa do Índice de Massa Corporal – IMC, em função da faixa etária. A aplicação do formulário e a coleta de dados antropométricos foram realizadas em dois momentos, T0 e T1, com um intervalo de, aproximadamente, um ano, com posterior análise descritiva dos dados. Resultados: Foram avaliadas 10 pessoas, sendo um masculino, com idade variando entre 1 e 35 anos e com o tipo EB distrófica recessiva presente em nove delas. Sete apresentaram IMC abaixo de eutrofia, tanto em T0 quanto em T1. A pontuação da gravidade variou entre 1 a 54,5 pontos. Pessoas com IMC semelhantes apresentam resultados de gravidade da doença diferenciados. Verificou-se a existência de uma relação diretamente proporcional entre aumento da pontuação da gravidade com o agravo do comprometimento nutricional segundo as classificações de IMC. Conclusão: O instrumento foi útil na aferição da gravidade clínica e o índice de massa corporal se caracterizou como uma estratégia passível de ser utilizada como critério objetivo de pontuação e classificação do item “comprometimento nutricional” proposto no documento original.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.