Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Recine, Elisabetta Gioconda Iole Giovanna | - |
dc.contributor.author | Pegoraro, Beatriz Medina | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Roberta Campos de | - |
dc.identifier.citation | PEGORARO, Beatriz Medina; CARVALHO, Roberta Campos de. Diretório de ações de educação alimentar e nutricional no âmbito do Programa de Alimentação Escolar do Distrito Federal. 2019. 163 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta com tema central as Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN)
realizadas nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal – DF no ano de 2018, como
objetivo principal traz a elaboração de um Diretório de Ações de EAN no âmbito do Programa
de Alimentação Escolar do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa documental. A coleta de
dados foi feita a partir de uma planilha cedida pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal – SEE-DF, onde as ações de EAN realizadas no ano de 2018 eram anexadas com o
intuito de construir um banco de dados. Para a construção do referencial teórico e embasamento
intelectual sobre o desenvolvimento cognitivo, foram exploradas obras de autores como Piaget,
Montessori, Vigotsky e Paulo Freire. A análise de dados das ações, foi gerada a partir de um
formulário de 10 questões, construído com o auxílio da ferramenta Google Forms. O resultado
encontrados destacam algumas regionais de ensino com um maior número de ações realizadas
durante o período letivo, além de uma maior concentração de ações de EAN realizadas com
estudantes do ensino fundamental- anos iniciais- com faixa etária de 6 a 11 anos. Esses dados
proporcionaram uma visão mais ampla das Ações de EAN que estão sendo realizadas nas
escolas do DF, além de abrir reflexões sobre os aspectos positivos de elementos que devem ser
mantidos, assim como aprimorados e reforçados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nutrição de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - nutrição | pt_BR |
dc.title | Diretório de ações de educação alimentar e nutricional no âmbito do Programa de Alimentação Escolar do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T11:54:06Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T11:54:06Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27125 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presents, with a central theme, the Food and Nutrition Education Actions (EANs)
carried out in the public schools of the Federal District - DF in the year 2018, as the main
objective of which is the elaboration of a Directory of EAN Actions within the scope of School
Feeding Program of the Federal District. This is a documentary research. The data collection
was done from a spreadsheet provided by the State Department of Education of the Federal
District - SEE-DF, where the EAN actions carried out in 2018 were attached with the intention
of building a database. For the construction of the theoretical reference and intellectual basis on
cognitive development, works of authors such as Piaget, Montessori, Vigotsky and Paulo Freire
were explored. The data analysis of the actions was generated from a 10 question form, built
with the help of the Google Forms tool. The results found highlight some regional schools with
a greater number of actions carried out during the school year, in addition to a greater
concentration of EAN actions carried out with elementary students - initial years - with ages
ranging from 6 to 11 years. These data provided a broader view of the EAN Actions that are
being carried out in DF schools, as well as reflecting on the positive aspects of elements that
need to be maintained as well as enhanced and reinforced | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Nutrição
|